Casas abandonadas, ou “akiya”, ganham um novo sopro de vida

À medida que a população do Japão continua diminuindo e os jovens residentes se mudam de suas cidades natais para viver e trabalhar nas grandes cidades, mais e mais casas abandonadas – conhecidas como “akiya” (literalmente “casas vazias”) – estão surgindo em todo o país.

A casa abandonada de uma pessoa é a mina de ouro de outra, pois essas casas podem ser compradas por preços muito baixoa. E se você tem habilidades de reforma em seu currículo, como o usuário do Twitter Rai (@RAI73surfer), essas residências antigas podem ser totalmente transformadas e ter um novo sopro de vida.

Uma reforma de Rai que surpreendeu a todos recentemente envolveu uma casa abandonada comprada por apenas 5 milhões de ienes (US$ 47.312). A foto antes da reforma mostra um interior tradicional envelhecido, mas a foto do depois… Veja por si mesmo:

Rai diz que as duas fotos são do mesmo local e ângulo. Mas como você pode ver, os quartos pequenos e apertados de antigamente tornaram-se um espaço aberto muito maior e moderno na reforma.


Leia também


O custo total para a transformação foi de 6 milhões de ienes que, quando combinado com o custo da casa, elevou o gasto total no projeto para 11 milhões de ienes (US $ 104.055). Embora Rai não revele a localização exata da casa, ele diz que ela está localizada no interior, onde novas casas com interiores modernos geralmente aparecem no mercado na faixa de 20 milhões de ienes.

A experiência de Rai com reformas de residências o levou a examinar centenas de prédios vazios. Por conseguinte, suas reformas modernas costumam ajudar proprietários e corretores de imóveis a vender casas antigas que de outra forma seriam difíceis de vender no mercado. Alguns de seus outros projetos mostram reformas impressionantes na cozinha.

A cozinha antiga
E a nova

Pessoas em todo o país se apaixonaram pelas reformas de akiya, dizendo:

“Uau – as fotos antes e depois são dos mesmos ângulos, mas a atmosfera em cada foto é totalmente diferente!”

“Caramba, essas transformações são incríveis!”

“Você nunca pensaria que era um akiya depois de ver esses interiores modernos e elegantes.”

“Eu moraria aqui em um instante!”

“Poder renovar casas antigas como esta é um sonho meu – gostaria de ter as habilidades para fazer isso!”

Muitas pessoas dizem que agora estão inspiradas a olhar para as listagens de akiya como uma forma de criar sua própria casa dos sonhos acessível. E com edifícios incrivelmente baratos e esquemas de habitação gratuita surgindo nas áreas rurais do Japão, certamente é um sonho que, felizmente, não está fora de alcance.

Fonte: SoraNews24, Twitter/@RAI73surfer

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link