Como se comportar em funeral no Japão?

Como se comportar em um funeral no Japão pode parecer uma pergunta boba. Entretanto, é fundamental seguir uma série de regras de etiqueta para que não se seja desrespeitoso com a família e os amigos do falecido.

Assim, são importantes alguns alertas para que não se faça nenhuma besteira. Conheça aqui algumas dessas regras de faça a despedida de maneira adequada.

Vale lembrar que a maioria dos rituais funerários no Japão seguem as tradições budistas, e as regras aqui apresentadas valem para esse tipo de evento.

As roupas para um funeral no Japão

Japanese praying style in funeral

Inicialmente, é preciso saber que não se pode ir com qualquer roupa a um funeral. Isso é uma regra de etiqueta que vale para praticamente qualquer país.

Assim, no Japão, o mais adequado é que toda a roupa seja preta. No caso dos homens, é indicado que se use uma gravata, mas jamais a borboleta. A única roupa de outra cor que é bem vista é a da camisa, que deve ser branca.

Já para as mulheres, há vestidos que são usados somente para rituais funerários. Mas, também pode-se usar calça social caso seja necessário. O mais importante é que as pernas não esteja a mostra e que até mesmo as meias sejam pretas.

E, não se esqueça, é um momento muito importante, pois trata-se de um fechamento para aqueles que ficaram para os que continuam vivos e uma despedida.

O que levar para um funeral no Japão

Um dos itens fundamentais para se levar a um ritual funerário no Japão é o Juzu. Este é um terço budista e mostrará que você tem respeito por esse momento doloroso e de despedida.

Outro item fundamental é o kôden. Este é um envelope com dinheiro. Assim, quanto maior a proximidade da pessoa com o falecido, mais ela deverá dar. Os valores costumam a ser de 5 mil ienes para o caso de amigos. Já para os familiares, espera-se que se dê ao menos 10 mil ienes.


Leia também:


Chegue antes

Uma das outras regras importantes é que deve-se chegar com uma certa antecedência a um ritual funerário.

Isso porque, deve-se deixar o seu kôden na bolsinha que lhe é destinado. Essa chama-se kôden bukuro. Assim, deixe o envelope segurando-o com as duas mãos.

Em seguida, serão realizadas as orações pelo monge. Acompanhe atentamente e em silêncio.

O momento da cremação

funeral urn, with tape and flower decorated, for sympathy, card

Em seguida, podendo ser no mesmo lugar ou em outro, acontece o processo de cremação.

Assim, muitos familiares estarão reunidos. Muitos deles provavelmente não se viram há anos. Logo, é comum ter maiores conversas e até mesmo risos. Afinal de contas, em seguida haverá um jantar.

Entretanto, os familiares mais próximos estarão acompanhando a cremação.

O pacote de sal no funeral no Japão

No momento da despedida, não se assuste se te derem alguma lembrança. Em muitas vezes, é possível receber um pacotinho de sal.

Ele serve para que você jogue nos ombros quando chegar em sua casa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link