Conheça Ponkichi, o ilustrador japonês que inventou notas de ienes

Conheça Ponkichi, um ilustrador talentoso e ocasional artista de mangá que contribuiu com arte para grandes franquias de jogos, e também tem uma queda por animais fofos e peludos.

Conforme anúncio do Ministério das Finanças do Japão em 9 de abril de 2019, novos designs para as cédulas de iene do Japão com medidas anti-falsificação avançadas estão por vir. Prevista para entrar em circulação em 2024, as cédulas representarão a primeira reformulação em 20 anos. O empresário da era Meiji Eiichi Shibusawa estará com a nota de 10.000 ienes. A educadora Umeko Tsuda estará com a nota de 5.000 ienes. Já o bacteriologista indicado ao Nobel Shibasaburo Kitasato ficará com a nota de 1.000 ienes.

Não necessariamente como uma crítica à proposta do governo, mas talvez simplesmente inspirados pela ocasião, designs alternativos de notas começaram a aparecer. Surgiram, por exemplo, tanto trabalhos rápidos de Photoshop de amadores quanto designs de artistas e ilustradores experientes. Isto certamente lembra o fenômeno recente que ocorreu no Brasil com o anúncio da nova nota de 200 reais, embora tenha acontecido antes.

Entre os artistas que mostraram suas próprias versões está Ponkichi. Conforme você pode ver na foto abaixo, seu amor por shibainu brilha nesta re-imaginação da nota de 1.000 ienes:

Pouco depois o talentoso ilustrador seguiu com mame shiba (“mame shiba inu” significa “feijão shiba inu” em japonês, uma referência ao tamanho pequeno da raça), ou nota de shiba inu em miniatura. Uma vez que a nota usa shiba inu em miniatura como motivo, ela vale apenas 500 ienes desta vez:

 


Leia também:


Embora a adorável nota de Ponkichi nunca tenha curso legal, graças à popularidade do design, a empresa de produtos de entretenimento Space Factory está colaborando com @PonkichiM para transformar as ilustrações do artista japonês em uma linha de produtos muito adoráveis. Veja alguns exemplos:

Conforme a foto acima, os produtos são: fita adesiva, bloco de notas, toalha de rosto e carteira.

Há outros produtos também, como o chaveiro e o case para cartão:

Além disso, há também outro formato de carteira:

E case para celular:

Como sempre o Japão e sua incrível capacidade de transformar absolutamente tudo em produto. Você compraria produtos baseados na divertida nota de 200 reais da cachorrinha caramelo?

Siga Ponkichi no Twitter!

Fonte: Grape 1, 2 e 3

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link