O surpreendente café do Japão e suas variações

O café do Japão! Certamente você já se impressionou com alguma foto de algum Starbucks do país ou até mesmo com as máquinas que vedem café em lata.

Essas são somente algumas das marcas do amor dos japoneses por café. Sim, eles não consomem somente chá, mas muito café também.

Neste artigo, vamos te apresentar como o grão chegou no país e se popularizou. Hoje em dia, ele é indispensável e sempre há uma mistura interessante como ele!

A história do café no Japão

O café não é um grão que sempre esteve em solo japonês. Sendo assim, chegou ao país em 1800 junto com as embarcações holandesas.

Entretanto, o grão só fez sucesso mesmo por conta das primeiras cafeterias japonesas, as kissaten. Essas cafeterias podem ser entendidas como uma variação das chaya, onde as pessoas iam para tomar chá. Mas uma das diferenças dessas cafeterias era de que costumavam a ser decoradas com móveis ao estilo ocidental.

Durante a industrialização do Japão na Era Meiji, os kissaten ficaram ainda mais populares. Isso porque muitas pessoas estavam se mudando para os grandes centros urbanos e as cafeterias eram construídas onde passava um maior número de pessoas.

Porém, o maior crescimento do consumo do café ocorreu somente na década de 1960. Isso porque naquele momento já havia acabado a suspensão das importações por conta da II Guerra Mundial, e o café começou a retornar ao mercado japonês.

Atualmente, o Japão importa mais de 440.000 toneladas de café por ano. Na década de 1960, a importação anual era de aproximadamente 15.000 toneladas. Ou seja, um aumento aproximado de 3000% em apenas 50 anos. Está mais do que provado que os japoneses amam café!


Leia também


O café do Japão hoje em dia

Bom, como se sabe, no Japão o consumo de café está longe de ser só um xícara ou o tradicional café coado. Hoje em dia, você pode achar café pelo país praticamente em qualquer esquina.

Mesmo que em uma quadra não exista uma loja, ou um kombini (loja de conveniência, certamente haverá uma hanbaiki (máquina automática de venda de bebidas) em que você poderá encontrar um bom café em lata.

SN3D0036

Uma das redes mais famosas de café no país é a Doutor Coffee. Ela abriu sua primeira loja em 1980.

Se hoje em dia se consome muito café no Japão, certamente, essa marca teve participação fundamental. Foi ela que estabeleceu a cultura do café no país.

O Doutor Coffee investiu em um dos traços característicos do povo japonês que é o de vangloriar o trabalho árduo. Assim, os japoneses não se importam de terem de comer e beber rapidamente. Assim, essa empresa investiu em fazer uma bebida para que pudesse ser apreciada em movimento.

Dessa maneira, o café se tornou indispensável ao trabalhador japonês. Portanto, assim pode-se compreender como uma marca como a Starbucks tem muito sucesso por ali.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link