Por que e como os japoneses comem insetos?

Você pode até estar estranhando, mas sim, os japoneses comem inseto. E, para aumentar ainda mais a surpresa, é mais comum do que você imagina.

Assim, por mais que sempre tenhamos a visão dos japoneses comendo muitos peixes, derivados da soja, grandes porções de rámen entre outras coisas, nem sempre isso acontece. Os insetos fazem parte da culinária do país e até mesmo chefes renomados tem construído pratos com eles.

Conheça nesse artigo um pouco mais sobre esse traço culinário japonês. Você teria coragem de experimentar esses pratos?

Por que os japoneses comem insetos?

Existem registros que apontam que desde o período Edo os japoneses comem insetos. Isso era muito comum nas vilas camponeses e foi um hábito que ganhou ainda mais força com o advento da II Guerra Mundial.

Dessa maneira, como muitas pessoas não tinham o que comer, elas começaram a se alimentar de insetos. Entretanto, com o final da guerra e a recuperação econômica japonesa, muitas pessoas passaram de comê-los. Além disso, muitos inseticidas começaram a ser utilizados, diminuindo a quantidade de insetos no país.

Mas, mesmo diante dessa situação, muitas pessoas ainda os consomem. E agora não se trata mais de uma questão de pobreza, mas sim de gostar.

Para muitos, os insetos são até mesmo entendidos como a comida do futuro. Afinal de contas, são extremamente nutritivos, crocantes e, segundo o relato de vários japoneses, é muito saboroso.


Leia também


Os insetos que os japoneses mais consomem

Entre os pratos mais comuns que os japoneses consomem, está o inago, que é um gafanhoto. Eles começaram a ser comidos porque sempre estavam nas plantações de arroz.

Assim, os japoneses pegavam esses insetos tanto em uma tentativa de controlar a praga, como também para fazer um lanchinho. Entretanto, com o uso de inseticidas esses insetos passaram a ficar mais raros. Mas, mesmo assim, o prato tornou-se popular no país e é largamente consumido até hoje.

O seu sabor é meio doce e ao mesmo tempo salgado. Sendo assim, muitas pessoas o consomem acompanhando um chá, ou até mesmo cerveja.

Outro prato muito apreciado pelos japoneses são as larvas de abelhas.

Elas são conhecidas como hachinoko e são consideradas mais extravagantes. Dessa maneira, nem todo mundo tem o costume de consumi-las principalmente por conta de seu valor.

Mas, é possível encontrá-las enlatadas e comprar até mesmo em uma máquina de latas. Outra opção é consumir em algum restaurante. Normalmente somente os mais finos possuem essa iguaria em seu cardápio.

Outro prato que também é apreciado é a pupa de seda.

Elas também são muito nutritivas. Entretanto, esse é um prato mais apreciado na região de Nagano. Por conta disso, em muitos outros locais pode ser que muitos japoneses tenham maior receio em comer ou nem mesmo saibam da existência dele enquanto um alimento.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link