Os reality shows do Japão: suas características e algumas bizarrices

Os reality shows do Japão seguem um roteiro semelhante a de outros países, que é o de  mostrar a rotina de uma pessoa durante 24 horas. Porém, os japoneses gostam de trazer outros desafios que tornam os reality um pouco bizarro às vezes.

Alguns desses programas são verdadeiros sucessos da televisão japonesa exatamente por esse exagero. Entretanto, também existem aqueles que seguem mais o modelo ocidental de reality.

Veja aqui uma pequena lista de alguns desses programas e veja até mesmo onde você pode assistir alguns.

Reality shows do Japão: o bizarro Susunu! Denpa Shonen

Com certeza, quando se fala em bizarrice na televisão japonesa é preciso citar o Susunu! Denpa Shonen. Esse reality não passa mais na televisão japonesa, o que é um alívio para alguns. Ele chegou a ser proibido sob a acusação de torturar os seus participantes.

O programa colocava os participantes em situações extremas, em que tinham de fazer qualquer coisa que lhes fosse ordenado. Em muitas situações, eles eram comediantes e queriam ficar famosos por meio da própria humilhação.

Por exemplo, dois comediantes foram presos em uma ilha deserta e tinham de construir uma jangada para chegar até Tóquio. Eles demoraram 4 meses para conseguir. De prêmio, receberam um pedalinho parecido com um cisne.

Um dos desafios mais famosos foi o de Nasubi, um comediante, que teve de viver um ano nu em um apartamento e foi filmado por todo tempo.

Mesmo diante de todas essas situações constrangedoras, o programa durou de 1998 ate 2002 e em 2009 os episódios foram disponibilizados na internet.

Terrace House

Certamente esta é uma das séries japonesas de maior sucesso.

Para aqueles que tiverem interesse, ela pode ser assistida na Netflix.

O reality se passa em uma casa em que jovens moram juntos e vão conhecendo amores e desafios profissionais. A série conseguiu ter fãs nos mais variados lugares do mundo. A série ainda é cheia de embates e alegrias entre os participantes.

Entretanto, o reality acabou sendo cancelado por conta do suicídio de uma de suas ex-participantes por conta de ter sofrido cyberbullyng. Esse acontecimento retomou a discussão sobre bullyng no Japão e também sobre o suicídio.

Mas, os episódios ainda estão disponíveis na plataforma Netflix para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre como são os jovens no Japão.


Leia também


Food Battle Club

Este programa é um reality de desafio de comida. E, obviamente, não deixe de ter um bom toque de bizarrice.

Apesar de ter sido considerado como empolgante, foi cancelado depois que um dos participantes acabou vindo a falecer por conta de ter comido muito no desafio de comer pão.

Shibuhara Girls

Essa foi uma mini-série japonesa que teve como foco acompanhar a vida de jovens em busca de estrelado.

Assim, o foco são essas mulheres e a cultura pop japonesa. Dessa maneira, se torna uma ótima opção para quem gosta dessa característica do país.

A segunda temporada da série foi ao ar pela MTV e passou pelo sudeste da Ásia e até mesmo na França.

É possível assistir alguns episódios no YouTube, mas só que só há legendas em inglês.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link