Pobreza no Japão: filmes e animes que retratam essa dura realidade

A pobreza no Japão é algo que pode surpreender muitas pessoas. Certamente, muitas pensam que nem mesmo existe esse tipo de problema social neste país que é tipo como um dos mais ricos do mundo.

Porém, a pobreza também se faz presente ali e traz consigo uma série de outros problemas sociais que muitas vezes são esquecidos pelos próprios governantes.

Entretanto, a pobreza no Japão não deve ser comparada com a do Brasil. Afinal, são países diferentes, com culturas completamente distintas, com história e valores que não podem ser tidos como iguais.

Assim, se você tem curiosidade para saber como são as famílias e pessoas pobre no Japão, não deixe de ver os filmes a seguir. Eles irão te mostrar uma realidade completamente diferente e também muito cruel.

Pobreza no Japão: Assunto de família (2018)

Este é um dos filmes que foi largamente premiado. Dirigido por Hirokazu Kore-eda, conta a história de uma menina que é encontrada na rua e passa a ser adotada por uma família pobre. A menina até então sofria violência na casa onde morava e passa a encontrar alegria em sua nova casa.

Porém, muitas coisas vão se desenrolar. A família, mesmo dando muito amor a menina, é composta por ladrões e isso nos mostra uma outra realidade do Japão que são de pessoas que precisam fazer furtos e roubos para conseguirem sobreviver.

O filme foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Pobreza no Japão: Tokyo Goodfathers (2003)

Este é um anime que conta a história de três moradores de rua e que encontram um bebê no lixo antes do Natal. A partir disso e em busca do pai do recém-nascido, vão contando suas histórias cheias de abandono e tristeza.

O anime foi dirigido por Satohi Kon.

Pobreza no Japão: Túmulo dos vagalumes (1988)

Com certeza esse é um dos animes mais tristes que existem. Conta a história de dois irmãos que estão na completa miséria após perderem sua mãe em um bombardeio durante a II Guerra Mundial.

A tristeza e a vontade de viver das crianças é comovente, ao mesmo tempo que mostra uma dura realidade das crianças abandonadas no Japão durante e depois da guerra.


Leia também:


Pobreza no Japão: Balada de Narayama (1983)

Este filme mostra a miséria do Japão feudal, mas ao mesmo tempo, não é possível identificar com certeza onde é o local. Foi dirigido por Shōhei Imamura. A história se passa em uma vila de camponeses em que os velhos precisam ser levados para uma montanha para que não deem trabalho a seus filhos e nem lhes cause prejuízo.

Uma das questões que o filme nos apresenta é a relação com a velhice e a necessidade de um homem se casar para que sua mãe possa morrer em paz.

Além disso, a fotografia do filme é muito bonita e vale a pena ser apreciada.

Pobreza no Japão: Pais e filhos (2013)

Este é um dos melhores filmes para mostrar a diferença de classes sociais no Japão. Apesar de não abordar diretamente a pobreza, apresenta a história de duas crianças que foram trocadas na maternidade. Uma delas vai para uma família rica onde é constantemente cobrada para ser perfeita e outra vai para uma família relativamente pobre – para os padrões japoneses – e onde também não tem tanta cobrança.

O filme também foi dirigido por Hirokazu Kore-eda que apresenta muito bem as pressões que as crianças japoneses sentem todos os dias.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link