10 coisas que você faz, mas que não devem ser feitas no Japão

Existe uma série de coisas que não se deve fazer no Japão. Afinal de contas, trata-se de uma outra cultura e muitas das coisas que você pode ter o hábito de fazer, podem não ser bem vistas por lá.

Veja aqui a lista que preparamos para você e se prepare para quando tiver a oportunidade de visitar o país.

1. Colocar shoyu no arroz

Com certeza se, em algum momento da sua vida você comeu um sushi, você colocou o shoyu na parte errada dele.

O local correto para passar o shoyu é no peixe. Dessa maneira, o arroz não começa a se soltar. É por conta disso que muitos japoneses não veem problemas em comê-los com as mãos.

2. Utilizar mal os hashi

Os famosos pauzinhos para comer são sempre uma atração em um restaurante oriental. Entretanto, eles são apenas para pegar a comida. Eles não podem ser utilizados para outras coisas. Como, por exemplo, fazer deles baquetas de uma bateria imaginária.

Além disso, não se deve passar a comida para outras pessoa utilizando os pauzinhos e ela pegar com os dela. Isso porque essa é uma referência a um rito funerário. Assim, quando um japonês vê esse ato, acha ofensivo.

Também nunca enfie os hashi em uma porção de arroz. Eles se assemelham a incensos que são usados também em rituais funerários.

3. Conversar alto no transporte público

Uma das manias comuns de qualquer brasileiro é conversar no transporte público. Isso também pode acontecer no Japão.

Mas será uma falta de respeito com as pessoas que estão ao lado se alguém começar a falar alto. Por mais que seja difícil de se imaginar, em um transporte público no Japão as pessoas não conversam alto ou optam por ficarem quietas.

4. Dar gorjetas

Sim! Se você está acostumado a dar uma gorjeta para agradecer algum serviço que recebe, não faça isso no Japão!

As pessoas irão entender isso como uma ofensa. Parece que você está dando uma esmola para elas melhorarem o que fizeram.

5. Entrar na casa de uma pessoa com os sapatos

Muito provável que você já tenha chego em sua casa e entrado com o sapato que usou para caminhar na rua. Entretanto, isso é errado no Japão. É fundamental sempre retirar os sapatos.

Essa é uma maneira higiênica de nunca levar a sujeira para casa.

Até mesmo nas escolas os alunos possuem um sapato especial para usar.


Leia também:


6. Entregar desleixadamente as coisas para os outros

Normalmente, quando vamos entregar um papel para alguém, usamos só uma mão. É um costume fazer meio “de qualquer jeito”.

Mas, no Japão, você tem de fazer isso com as duas mãos.

Essa é uma maneira respeitosa tanto com a pessoa que irá receber o objeto como também em ter cuidado para não estragá-lo.

7. Atravessar no meio da rua

É fato que em muitos lugares do mundo as pessoas atravessam as ruas onde acharem melhor. Mas, no Japão, quem fizer isso pode ser repreendido.

Os japoneses respeitam muito essa regra para evitar qualquer tipo de acidente.

8. Não respeitar as filas

Os japoneses sempre respeitam as filas. Convenhamos, isso deveria ser feito em qualquer lugar do mundo.

9. Fumar ou comer enquanto caminha

Muitas pessoas comem ou fumam andando para poupar tempo. Entretanto, isso pode tanto causar sujeiras como acidentes.

Assim, os japoneses sempre param em algum local para fazer uma dessas atividades. Em seguida, descartam corretamente o lixo.

Além disso, em muitos lugares é proibido fumar nas ruas. O que faz com que se ainda mais impossível parar e fumar um cigarro a não ser nos pontos que são pré-determinados.

10. Apontar o dedo para algo ou alguém

Esse simples gesto não se deve fazer no Japão. Ele é considerado altamente rude. Pode até fazer com qual alguém leve uma bronca de um japonês.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link