Não é segredo que os japoneses adoram beber. A maioria das pessoas já foi a pelo menos um “nomikai”, geralmente um evento relacionado a negócios ou trabalho em que um grupo vai a um izakaya (pub ou bar japonês) para beber e se relacionar. Embora coquetéis, bebidas alcoólicas em geral e cerveja sejam muito populares no Japão, também existe a bebida tradicional, ou vinho de arroz, shochu e nihonshu, que os habitantes locais amam. Beber é uma grande parte da cultura japonesa e, em algum ponto ou outro, é muito provável que você vá a um nomikai ou um “bonenkai” (festa de fim de ano), ou você será convidado a ir beber com seus amigos.
Como muitas coisas, beber também tem seu próprio conjunto de regras no Japão. Aqui estão sete coisas que você deve saber antes de ir a um bar ou pub para beber.
1. Você deve ter pelo menos 20 anos
Claro, você sabe que a idade legal para beber varia de acordo com o país. Brasil, Canadá, Reino Unido e partes da Europa permitem beber a partir dos 18 anos, enquanto nos Estados Unidos é preciso ter 21 anos para comprar e consumir álcool. O ano de maioridade no Japão é 20 anos e também é a idade para fumar e beber. Esteja ciente dessas regras quando você planejar sair.
2. A maioria das pessoas começa com cerveja
Se você estiver em um grupo grande, a primeira coisa que as pessoas provavelmente pedirão é “nama-biru” ou um copo de chope. Você não precisa pedir uma cerveja se não quiser, mas normalmente é a bebida inicial para a maioria. Sake e vinho vêm depois.
3. Sirvam as bebidas um do outro
Se você pegar uma bebida como “bin-biru” (cerveja engarrafada) ou uma garrafa de vinho, o garçom também trará copos para que você compartilhe a bebida engarrafada. Nunca sirva uma bebida para você! Todos vão servir uma bebida um para o outro, e espera-se que você faça o mesmo. Despeje uma porção generosa para a pessoa sentada ao seu lado e segure seu copo enquanto outra pessoa serve o seu.
Leia também
- Kanpai: curiosidades sobre o tradicional brinde japonês
- Beber até cair: por dentro das festas bonenkai do Japão
- Conheça 6 tradições e suas festividades no Japão
4. Espere até que todos tenham uma bebida antes de começar
Pode ser tentador tomar um gole assim que o copo for servido, mas certifique-se de esperar até que todos em sua mesa tomem um copo. Dessa forma, todos podem começar juntos.
5. Grite “Kanpai!”
Quando todos tiverem sua própria bebida e estiverem prontos para começar, todos irão brindar seus copos em uníssono e dizer “Kanpai!” que significa “Saúde!” Isso indica que todos estão prontos para começar a beber. Você também pode ouvir “Otsukaresama desu!” se forem pessoas com quem você trabalha, o que é uma forma de agradecer um ao outro pelo trabalho árduo de todos.
E nunca, repito, nunca diga “tim-tim”. Esta interjeição usada no Brasil tem a mesma pronúncia de “chinchin” que se refere ao órgão sexual masculino. Você não quer passar vergonha, não é mesmo?
6. Tenha cuidado onde você bate seu copo
Durante o “kanpai”, a posição do copo é importante. Certifique-se de que seu copo está em um nível mais baixo do que qualquer pessoa considerada “acima” de você, como seu chefe.
7. Aproveite os conjuntos de bebidas à vontade
Alguns bares e restaurantes oferecem conjuntos especiais de “nomihoudai”, onde você pode pedir uma quantidade ilimitada de bebidas dentro de um limite de tempo, normalmente de 90 minutos a até três horas. Se você está planejando um nomikai ou apenas uma saída à noite com seus amigos, certifique-se de verificar se o estabelecimento oferece conjuntos de nomihoudai por um preço fixo. Assim, você pode beber o quanto quiser e já saber quanto vai custar a conta.
Beber no Japão é muito divertido e os nomikais costumam ser vistos como uma oportunidade para relaxar e se relacionar com colegas de trabalho ou estudantes. Com essas sete regras e dicas, você estará bebendo como um morador local em pouco tempo! Não deixe de visitar um bar de karaokê mais tarde, para uma típica saída noturna japonesa!
Fonte: Japan Info