A moda japonesa para escritório: como se vestir para trabalhar em uma empresa

A moda japonesa para escritório, quando falamos da parte masculina, é muito associada ao terno e gravata. Mesmo que os japoneses tenham opções dessas vestimentas que são super confortáveis, ela não escapa muito dos mesmos traços.

Entretanto, no caso da moda feminina há uma variedade maior de opções. Porém, também existem algumas regras que precisam ser seguidas.

Assim, conheça um pouco nesse artigo sobre a moda japonesa dentro de escritórios e também quais são as regras de etiquetas que devem ser respeitadas.

Vale lembrar que algumas pessoas podem ver alguns costumes como retrocessos. Este artigo tem somente a intenção de mostrar como é o comportamento em relação à vestimenta dentro de um escritório japonês e não fazer a sua defesa ou condenação.

1. Moda japonesa para escritório: os ombros devem estar sempre cobertos e os decotes não podem ser enormes

Obviamente, que se você tiver um emprego em um escritório de moda, certamente poderá estar com os ombros a mostra. Porém, nos outros tipos de escritórios, não se deve deixar os ombros aparecendo. Não precisa ser uma blusa ou camiseta de manga longa. Somente tampá-los já é o suficiente para agir de acordo com as regras de etiqueta do Japão.

Além disso, os decotes também não podem ser enormes. É preciso ter a garantia de que nada irá aparecer caso seja necessário abaixar para pegar algo.

2. Moda japonesa para escritório: não usar muitos acessórios

Outra regra importante, é que em um escritório japonês nunca se usa muitos acessório. Por exemplo, as joias e relógios são mais discretos.

Além disso, não existe o hábito de usar óculos escuros nem mesmo perto do local de trabalho. Pois, para muitos japoneses esse é um acessório que representa casualidade, para se usar quando se está na praia ou no parque.

3. Moda japonesa para escritório: as pernas e os pés

Caso opte-se por trabalhar de saias, é fundamental que elas não sejam muito curtas. Mas na altura dos joelhos.

Além disso, não são comuns as sandálias em ambiente de trabalho. Por conta disso, uma regra de etiqueta é sempre ter os pés cobertos.


Leia também:


4. Moda japonesa para escritório: as cores são neutras e suaves

Estar sempre de preto no escritório pode parecer que você vai a um funeral. Por conta disso, é sempre indicado usar roupas com tons leves.

As cores mais suaves são sempre uma boa pedida. As estampas também podem não ser muito bem vindas. Se elas são grandes, são consideradas para ambientes mais despojados.

5. O mesmo mesmo é observar

A melhor dica mesmo é observar o ambiente. Assim, vale a pena ver como as pessoas se vestem pra saber qual é o padrão aceitado no escritório. Em alguns é possível usar calças jeans, já em outros elas podem parecer um pouco grosseiras.

A cultura de observar faz com que muitos japoneses evitem de dar foras. Assim, o melhor é sempre fazer isso para não chamar a atenção em excesso dentro de um local de trabalho no país.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link