Governo japonês pretende usar IA para aumentar a taxa de natalidade

Durante décadas, o governo japonês tem tentado encontrar uma maneira de aumentar a taxa de natalidade em declínio contínuo do país. Seu plano mais recente: obter ajuda das máquinas. Como? Bem, o Gabinete do Governo quer aumentar a taxa de natalidade por meios indiretos. Isto é, aumentando o número de novos casamentos usando programas de inteligência artificial.

De acordo com os arquitetos da iniciativa, cerca de 25 das 47 províncias do Japão têm atualmente algum tipo de serviço governamental de encontros para solteiros. Os usuários fornecem suas preferências em termos de idade, renda e nível educacional. Desta forma, os serviços fornecem uma lista de outros usuários que atendem aos seus critérios.

No entanto, o Gabinete do Governo acredita que tais serviços ainda não são bons o suficiente para ajudar de fato a direcionar os solteiros para conexões românticas. O governo deseja que estes serviços utilizem sistemas de IA para ajudar as pessoas a encontrar alguém com quem sejam compatíveis em termos de personalidade, ainda que eles estejam fora da faixa desejada um do outro em termos de idade, renda ou educação.

Os sistemas de IA funcionariam fazendo com que os usuários respondessem a perguntas sobre tópicos como hobbies e valores pessoais. As respostas levariam então a combinações com maior probabilidade de levar ao casamento. Atualmente, cerca de uma dúzia de províncias tem sistemas de combinação de IA administrados pelo governo. E de acordo com o plano, o governo central pagaria por dois terços dos custos de sua introdução e operação.


Leia também


Os nascimentos planejados fora de casamento são quase inexistentes no Japão. Há, portanto, uma certa lógica em incluir o aumento do número de casamentos no plano geral para, em consequência, aumentar o número de bebês. É de suma importância para o Governo aumentar o número de casamentos, pois a taxa anual no país caiu de 800.000, em 2000, para 600.000, em 2019.

No entanto, uma grande questão é: o plano faz sentido do ponto de vista econômico? Por exemplo, em 2018 o serviço de matchmaking de Saitama introduziu IA semelhante ao que o Gabinete do Governo está pedindo a um custo de aproximadamente 15 milhões de ienes (US$ 142.860). Em 2019, porém, apenas 21 casais se encontraram através do sistema de IA. Isto, no entanto, ainda é mais da metade do total de 38 casamentos em 2019 que resultaram dos esforços de casamento do governo de Saitama.

O Gabinete do Governo está buscando uma aprovação de orçamento de dois bilhões de ienes (US$ 19,05 milhões) para a iniciativa, que espera lançar no início do ano fiscal, na primavera.

Fonte: SoraNews24