Japão escolhe “Mitsu” (denso) como o kanji que define 2020

À medida que se aproximava o momento de selecionar o kanji (caractere chinês) que melhor descreve o ano, não era questão de discutir a qual tema ele deveria se referir – todos nós sabemos o que abalou nosso mundo em 2020.

O debate era mais sobre qual dos incontáveis ​​personagens possíveis definiria melhor o estado de nada que todos vivemos em 2020. “染” (sen, somaru) de 感染 (kansen, infecção) seria a melhor escolha? Seria “無” (mu, nada) pela perda de um ano inteiro, ou seria “家” (ie, casa) pela redescoberta do calor de nossas casas e pela quantidade de tempo que passamos nelas este ano para o bem ou para o mal? Ou seria algo completamente diferente?

O organizador do evento Kanji do Ano, a Japan Kanji Aptitude Testing Foundation – que dirige o evento desde 1994 -, no entanto, fez sua escolha final e revelou, em uma cerimônia no Templo Kiyomizu em Kyoto, que o kanji deste ano será ‘Mitsu’ (密), que significa “denso”. O kanji foi escolhido por melhor descrever um de nossos maiores medos em 2020: entrar em áreas lotadas em meio ao novo coronavírus que se espalhou rapidamente. O kanji também se refere aos 3C’s (Closed Spaces, Crowded Places, Close Contact Settings, ou seja, espaços fechados, lugares lotados, contato próximo) que o governo japonês solicitou que seus cidadãos evitassem para diminuir a disseminação do Covid-19.


Leia também


“Mitsu Desu!” também foi amplamente popularizado pela governadora de Tóquio Yuriko Koike. Ela costumava usar a frase para lembrar os jornalistas de não se aproximarem muito dela durante as coletivas de imprensa. A frase até inspirou um jogo este ano e se tornou a principal palavra da moda em 2020.

A seleção da palavra baseou-se em caracteres recomendados pelo público em geral. Entre um total de 208.025 inscrições recebidas este ano, “mitsu” ficou em primeiro lugar com 28.401 votos.

Além disso, o caractere 密 (mitsu) também possui as leituras de hisoka, komayaka e misoka, significando densidade, espessura e proximidade. É comumente visto em palavras como 秘密 (himitsu, segredo), 過密 (kamitsu, superlotado) e 厳密 (genmitsu , estritamente).

No ano passado, “rei” (令) foi o kanji, refletindo o início da nova Era Reiwa no Japão.

E então, achou a escolha de kanji adequada para o ano de 2020? Não? Então deixe sua sugestão nos comentários!

Fonte: Tokyo Weekender

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link