Kanzashi: uma grande variedade deles no período Edo

Kanzashi tem uma longa história e continua a ser amado nos tempos modernos também, independentemente das várias mudanças pelas quais passou.

Pode-se dizer que a idade de ouro do kanzashi foi do meio ao final do período Edo. Conforme o penteado japonês se desenvolvia, vários kanzashis foram criados para enfeitar o cabelo feminino.

Podemos dividir aproximadamente os tipos de kanzashi no período Edo em mimikaki (palheta de orelha)kanzashi, matsuba, tama (redondo), hirauchi (plano circular), hana (flor), kawari (diferente), e etc.

Estes ainda são usados nos dias modernos como kanzashi tradicional. As características distintas são que eles têm uma ponta de orelha na parte superior, são divididos em dois a partir da parte do meio forma duas pernas.

Vamos mostrar alguns desses tipos a seguir.

Tama Kanzashi

Este é um tipo simples, com apenas uma palheta e um ornamento redondo. No entanto, basta dizer que nenhum outro foi tão amplamente usado e apreciado até hoje.

Era popular no período Edo, e mesmo em outros nunca saiu de moda, e era usado para inserir nas costas de marumage (chignon oval) ou icho gaechi (tradicional penteado japonês). Ele é usado para o mesmo propósito nos tempos modernos.

No mundo das gueixas em Kyoto, elas têm uma tradição de usar coral na vida diária, e usar jade apenas no verão.


Leia mais:


Edo Silver Kanzashi

É um kanzashi mais curto de aproximadamente 12 cm e feito de prata, amplamente utilizado no período Edo até o período Meiji. O ingrediente é geralmente prata pura, mas no final do Período Edo, existem aqueles cobertos por ouro à moda de Osaka, ou aqueles com a metade inferior de prata e a parte visível feita de cobre decorada em ouro.

Hirauchi Kanzashi

Este tem uma moldura circular, plana e brasão da família ou padrões de flores feitos por sukashibori (orifícios) ou kebori (gravura em linha fina) dentro da moldura. Era principalmente feito de prata, ou metal revestido de prata, e também chamado de gin hira (prata e plana).

Era frequentemente utilizado por mulheres de famílias samurais, embora também fosse apreciado por gueixas.

Bira Bira Kanzashi

Kanzashi que começou a ser feito para mulheres solteiras.

Sua característica distintivas é o design exclusivo, muitas correntes penduradas em um corpo, e ornamentos de borboletas ou pássaros pendurados em correntes. Deve ser decorado ao redor da têmpora esquerda da mulher, e é especialmente lindo e glamoroso de todos os tipos de kanzashi.

Era usado por mulheres de uma próspera casa mercantil e coisas do gênero. Mulheres casadas ou comprometidas não deviam usá-lo.

Fonte: japanese-kimono.net

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link