Moradia no Japão: um problema longe de ter uma solução

A moradia no Japão é um dos problemas sociais que o país enfrenta. Apesar do governo praticamente não deixar que seus habitantes acabem morando na rua, o problema de moradia está em ser muito difícil em se conseguir comprar uma casa.

Assim, preparamos um artigo para que você conheça um pouco mais sobre esse problema. Porém, também conheça uma medida que o governo tem adotado para que esse problema seja solucionado.

O problema da moradia no Japão

Como se conhece pelo mundo inteiro, as casas no Japão não costumam a ser muito grandes. Além disso, o valor do terreno é alto. Assim, normalmente, um estrangeiro precisa pagar aluguel o resto da vida.

Por isso, um estrangeiro que vai ao país e está acostumado a morar em uma casa com um bom quintal, terá de enfrentar esse problema. Normalmente, terá de morar em um apartamento bem pequeno. Mesmo que tenha uma família grande.

As cozinhas são muito pequenas. E, mesmo que sejam práticas, é muito diferente do padrão brasileiro.

Além disso, a depender da região, os alugueis não são tão baratos. E, muitas vezes, quando uma família perde o emprego, precisam recorrer a lugares que o governo cede para morarem. Por exemplo, durante a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias tiveram de procurar auxílios ou moradias populares para conseguirem ter onde morar.

Assim, por mais que não existam muitas pessoas morando na rua no Japão, a moradia é um problema. Cada vez mais o governo tem procurado maneiras de dar conta dessa situação.


Leia também:


Uma solução para o problema de moradia no Japão

Uma das maneiras que o governo japonês encontrou para tentar solucionar o problema das moradias, é fornecendo casas e apartamentos de graça.

De início qualquer um parece ser atraído por essa ideia. Mas não pense que não há os seus contrapontos.

Um dos problemas da moradia no Japão é que também há muitas casas vazias. Essas foram abandonadas por seus moradores, em muitas vezes, para irem morar em asilos. Como a população do Japão está cada vez mais velha, ou os moradores acabam morrendo, ou saem das casas.

Isso fez com que muitas casas ficassem vazias. Normalmente elas estão em áreas metropolitanas. Assim, é preciso que a pessoa aceite morar em um local que pode até mesmo ter falecido um idoso ali. É por conta disso que seus valores são menores ou de graça.

Outra parte das casas abandonadas estão vazias por conta de superstições. Como o povo japonês é muito supersticioso, é muito difícil que uma casa em que ocorreu um assassinato volte a ser ocupada algum dia.

Por conta disso, desde 2018, o governo incentiva cada vez mais que esses locais voltem a ser residências. Assim, tenta resolver dois problemas, tanto o de pessoas que não conseguem ter casas para morar, como preencher os locais vazios.