Noren: conheça as tradicionais cortinas japonesas

As cortinas das lojas costumam estar penduradas nas entradas das lojas e restaurantes japoneses. Mostraremos o papel dessas cortinas e sua origem.

O que são essas cortinas?

Você deve ter notado cortinas parecidas com bandeiras penduradas em frente a lojas ou restaurantes japoneses. Eles são chamados de noren em japonês. Em japonês, essa palavra é escrita com dois kanjis que significam “cortina quente”. Originalmente, as pessoas usavam o noren para manter seu lugar aquecido no inverno e para fornecer sombra do sol no verão.

Com o tempo, essas cortinas passaram a ser utilizadas na entrada das lojas, tornando-se uma espécie de “bandeira” para elas. O nome da loja ou o que ela está vendendo geralmente está escrito nela.


Leia mais:


Cortinas e lojas de sushi

Durante o período Edo (1603-1868), dizia-se que o noren nas lojas de sushi significava a qualidade do sushi. Quanto mais sujo, mais autêntico!

Na época, o sushi costumava ser fast food, muitas vezes servido em pequenas barraquinhas na rua. As pessoas ficavam de pé e comiam rapidamente, depois enxugavam os dedos na cortina ao sair depois de comer, porque toalhas molhadas ainda não eram o costume.

Um noren sujo era um sinal de que a loja tinha muitos clientes e, consequentemente, era provavelmente um bom lugar para comer. Não se preocupe: hoje, as pessoas não limpam mais os dedos no noren!

Os diferentes tipos de noren

Aqui estão os diferentes tipos de noren que você pode encontrar no Japão. Costumam ser projetados de acordo com a imagem e interior da loja.

 

Noren também é uma visão comum nos banhos públicos japoneses, marcando as diferentes entradas para homens e mulheres.

Mesmo que o noren desempenhe o papel de letreiros ou bandeiras em lojas no Japão, ele é frequentemente usado para decorar interiores também. Noren também pode ser usado como divisórias, por exemplo, entre a cozinha e a sala.

Os Noren são um bom exemplo de como os japoneses podem transformar algo prático em algo não apenas informativo, mas também decorativo. Os designs refletem a cultura local, e os padrões populares podem variar dependendo da área que você está visitando. Eles vêm em todos os tipos de materiais, cores e designs, e são ótimos souvenirs ou presentes de uma viagem ao Japão.

 

Fonte: kokoro-jp.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link