Os Jogos Olímpicos devem ser cancelados? Japoneses estão divididos

Embora várias vacinas para o coronavírus tenham sido aprovadas e já estejam sendo distribuídas em alguns países, ainda temos um longo caminho a percorrer até que todos tenham acesso a ela.

Os especialistas dizem que pode levar meses até que as vacinas estejam amplamente disponíveis e que as taxas de infecção não diminuirão até o final de 2021. Então, o que isso significa para os Jogos Olímpicos que foram reprogramadas para julho do próximo ano?

A emissora pública japonesa NHK decidiu perguntar aos cidadãos japoneses o que eles acham. Eles selecionaram aleatoriamente 2.164 adultos com mais de 18 anos de todo o país para participar de uma pesquisa por telefone, que foi realizada entre 11 e 14 de dezembro e perguntou se as Olimpíadas deveriam ser canceladas, adiadas ou realizadas conforme programado. Apenas 58% forneceram respostas, mas as respostas dessas 1.249 pessoas foram bem divididas.

Opiniões divididas

A maioria respondeu que os Jogos Olímpicos não deveriam acontecer em julho próximo, no entanto, e apenas 27 por cento disseram que deveriam ser realizadas conforme programado. Isso está em contraste com outubro, quando 40% dos entrevistados para a mesma pergunta disseram que as Olimpíadas ainda deveriam ser realizadas em julho.

Desta vez, mais pessoas, 32%, acreditaram que deveriam ser cancelados, e outros 31% disseram que os jogos deveriam ser adiados para depois de julho de 2021.

Em outubro, apenas 23 por cento das pessoas disseram que os Jogos deveriam ser cancelados e 25 por cento disseram que eles deveriam ser adiados, então pode ser que as pessoas estejam gradualmente se tornando mais e mais inseguras se será seguro para os atletas viajarem e se reunirem até Julho.

Independentemente disso, parece que os cidadãos japoneses estão bastante divididos sobre o que fazer em relação às Olimpíadas devido à contínua pandemia. Os internautas japoneses também participaram do debate, mas suas respostas foram igualmente misturadas:

“Existe alguma razão para forçar isso a acontecer?”
“Considerando os números atuais de infecção por coronavírus, mantê-la seria impossível.”
“Se eles puderem traçar claramente um plano para combater a propagação, eu adoraria que isso acontecesse. Mas se for o mesmo estado de propagação de então, eu ficaria muito preocupado. ”
“Há alguém que queira mantê-lo além da mídia de massa e das pessoas que têm interesses pessoais?”
“Eu me pergunto se as pessoas que acham que deveria ser cancelado pensaram no trabalho árduo e nos sonhos que os atletas investiram nas Olimpíadas?”
“Quão eficazes serão as vacinas? Teríamos que inocular todos os atletas e a equipe, pelo menos. ”
“Acho que, se vamos cancelar, temos que estar preparados para não termos Jogos Olímpicos por cerca de uma década … Basicamente, se é impossível para o Japão, seria impossível para a França ou qualquer outro país.”
“Eu estava ansioso pelas Olimpíadas, mas não acho que seja um problema simples de resolver. Eu também não quero muitas pessoas vindo para o Japão. Acho que deveria ser adiado ou cancelado ”.

As barreiras para o cancelamento

A situação não é tão simples quanto decidir cancelar os Jogos ou mantê-los. Muitos fatores contribuirão para a decisão. Entre outros fatores, o cancelamento total das Olimpíadas significa uma perda dos enormes fundos que o governo e muitas empresas investiram nos preparativos, e será uma grande decepção para os atletas que trabalharam duro para fazê-lo. Para alguns deles, esta pode ser a última chance de competir, o que tornaria o cancelamento devastador.

Realizar as Olimpíadas apesar da pandemia significa que todos os participantes correrão o risco de exposição à doença – ou que apenas os países ricos que tiveram acesso às vacinas estarão seguros. Possivelmente, a falta de acesso às vacinas limitará a capacidade de alguns países de participar.

Além disso, as medidas para combater a propagação da doença custarão bilhões de ienes, acreditam as autoridades, e com as vendas de ingressos provavelmente baixas ou inexistentes, o retorno sobre os investimentos provavelmente será muito baixo.


Leia mais:


Dois Jogos Olímpicos?

Adiar os Jogos pode parecer a opção ideal, mas isso pode significar que dois Jogos Olímpicos aconteceriam no mesmo ano, já que os Jogos Olímpicos de Inverno estão programados para serem realizados em Pequim em fevereiro de 2022.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas o que isso significa para o calendário olímpico? Os próximos jogos de verão serão realizados em 2026, em vez dos originalmente planejados para 2024, ou haverá duas Olimpíadas em dois anos?

Há muita logística que entrará em cada uma das opções, então certamente não é uma decisão a ser tomada levianamente. Um executivo do Comitê Olímpico Internacional disse que as Olimpíadas serão realizadas em julho independentemente do status da pandemia, mas se esse é um sentimento compartilhado por todos os oficiais olímpicos, ou mesmo se isso realmente pode ser colocado em prática, é outra história.

De qualquer forma, provavelmente está se aproximando o tempo em que será necessário tomar essa decisão – e até então, o mundo estará esperando com a respiração suspensa.

Fonte: soranews24.com