Capoeira no Japão? Conheça a campeã mundial de 13 anos que mora em Ishikawa

Pensar na existência da capoeira no Japão pode causar confusões para qualquer um. Afinal de contas, a capoeira é um tipo de luta que se desenvolveu no Brasil pelos escravos que vieram da África.

A grande campeã mundial atualmente está na categoria sub-14, ou seja, em que cometem somente crianças até essa idade.

Confira aqui mais detalhes sobre a competição, como ela ganhou o título e como a capoeira também é popular no Japão.

A jovem campeão mundial de capoeira no Japão

Por conta da pandemia do coronavírus a competição teve ocorrer de maneira online, em que os concorrentes faziam as suas apresentações e eram avaliadas para saber qual perfumava melhor.

Seu nome é Akari Tachi e ela estuda na no ensino médio em uma escola na província de Ishikawa.

Para conseguir o título da competição, ela teve de competir com uma série de outras atletas de sua idade. Os competidores praticavam detergidos fluxos de movimento em formação de círculo, usando todo o corpo.

Ao mesmo tempo, também era necessário seguir uma melodia musical que deveria conter canções e performances de percussão enquanto faziam o fluxo de movimentos.

Assim, devido à pandemia COVID-19, o Campeonato Mundial teve iniciou em novembro de 2020 e foi realizado com os participantes convidados a enviar videoclipes de 45 segundos.

Ao todo foram oito competidoras do Japão, Rússia e Portugal que participaram do torneio feminino sub-14, para jovens de 12 e 13 anos.

Eram três rodadas. Na última, onde tratava-se de uma competição entre somente duas atletas, Tachi realizou 15 movimentos incluindo fazer uma roda de carrinho aéreo feita sem ajuda das mãos. Outro movimento foi um chute lateral com uma perna enquanto manter a outra perna reta no ar.

Com esses movimentos, conseguiu se consagrar campeã.

E, o mais surpreendente é que em sua escola não há um clube esportivo. Normalmente eles existem no Japão para incentivar as crianças e jovens à prática esportiva.


Leia também


Como ela aprendeu capoeira no Japão?

Tachi diz que conheceu a capoeira quando foi à academia de capoeira junto com o seu pai. Ali tomou o primeiro contato com os movimentos da arte marcial. Em seguida começou a praticar e nos anos de 2017 e 2019 foi a campeã no Campeonato Nacional de Estudantes.

Segundo ela, a capoeira seria mais interessante por ter uma certa liberdade no movimento.

Atualmente, ela é integrante da academia de treinamento  Gueto Capoeira em Kanazawa. Onde seu pai também treina.

Para o futuro, a jovem pretende dominar uma torção dupla, uma técnica que envolve girar seu corpo duas vezes no ar. Com certeza, esse movimento irá lhe render muitos outros pontos quando entrar novamente em uma competição de performance.

A apresentação da campeão

Se você quiser ver as habilidades de ver essa apresentação de uma campeã mundial, veja aqui. O mais interessante é que ela também fala algumas palavras em português, você não terá nenhuma dificuldade em compreender.