Pesquisa revela as melhores profissões no Japão segundo as crianças

As melhores profissões no Japão pode ser uma pergunta que muitas pessoas se fazem para tentar a vida no país. Entretanto, qual será que é o sonho das crianças japonesas em relação ao mundo profissional?

Uma pesquisa recente tentou mostrar isso e você poderá se surpreender. Será que todas as crianças pensam em ter profissões que são muito rentáveis e pouco arriscadas?

Veja aqui os resultados da pesquisa.

As melhores profissões no Japão segundo as crianças do ensino fundamental

Há pouco tempo, a maior parte das crianças no Japão tinham o sonho de serem YouTubers ou gamers. Entretanto, atualmente essa realidade tem se modificado um pouco. Essas duas profissões já não são mais as que estão em alta. Ao contrário, profissões mais clássicas estão voltando aos gostos dessas crianças.

É isso o que mostrou a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Pesquisa Educacional, também conhecido como Gakken. Ao todo foram 1200 crianças que responderam ao questionário.  Sendo que eram 600 meninos e 600 meninas do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental.

A questão era simples: apenas dizer qual o emprego dos sonhos deles.

Na classificação geral, temos os seguintes resultados:

  1.  Confeiteiro;
  2. Policial;
  3. Jogador de futebol profissional;
  4. YouTuber ou outro tipo de streamer online;
  5. Professor de creche ou jardim de infância;
    Médico.

As duas últimas profissões da lista,  professor de creche ou jardim de infância e médico ficaram empatadas no resultado final.


Leia também:


As melhores profissões no Japão segundo as crianças do ensino fundamental de acordo com o gênero

O cenário modifica-se um pouco quando as crianças são separadas de acordo com o gênero para responder ao questionário.

Meninos

  1. Jogador de futebol profissional;
  2. Policial;
  3. Jogador profissional de beisebol;
  4. YouTuber ou outro tipo de streamer online;
  5. Condutor de trem.

Meninas

  1. Confeiteira;
  2. Professora de creche ou jardim de infância;
  3. Padeira;
  4. Profissão relacionada à moda;
  5. Enfermeira

O que podemos observar é que os meninos no Japão tendem a querer profissões mais atreladas ao esporte. No ano de 2019, a primeira profissão escolhida por eles era a de YouTuber. A queda foi de três posições.

Por sua vez, as meninas preferem as profissões ligadas à confeitaria. Isso pode ser um resultado dos belos doces que o Japão tem apresentado ao mundo.

E as crianças que não sabem?

Sim, existem também as crianças que não conseguiram responder ao questionário.

Ao todo 30% delas não souberam responder qual é o emprego dos sonhos. Sendo um total de 360 estudantes. O número é muito maior do que o número de crianças que colocaram a profissão de confeiteiro em primeiro lugar, que foi a opção de 6,5% dos estudantes questionados.

Mas, não há problema em não saber ainda qual é a profissão do sonho. Essas crianças ainda possuem tempo para pensar e escolher calmamente o que vão querer para seus futuros. E as que sabem, também possuem tempo para mudar de ideia.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link