Quais são os crimes mais cometidos no Japão?

Será que é possível fazer uma lista sobre os crimes mais cometidos no Japão?

Como se sabe o Japão é tido como um dos países mais seguros do planeta. Entretanto, isso não é uma realidade absoluta. Há muitos crimes que são cometidos cotidianamente. A grande diferença é que eles acontecem em menor quantidade do que em outros lugares.

Assim, quais são os crimes mais comuns no Japão? Confira aqui alguns deles e como as autoridades japonesas tentam diminuir a incidência deles.

Os crimes mais comuns no Japão

Por mais que desde o final da II Guerra Mundial as taxas de crime no Japão tenham caído aos menores números da história do país, ainda há crimes que são constantes no país.

O pico de crimes aconteceu no ano de 2002, entretanto, já são quase 20 anos em que o índice não aumentou uma vez sequer.

Até mesmo os crimes em relação à direção diminuem cada vez mais, como, por exemplo, dirigir após ter tomado algum tipo de bebida alcóolica.

Entretanto, mesmo com a diminuição do crime de maneira geral, a violência doméstica só aumenta, bem como a violência sexual.

Neste caso, as principais vítimas são mulheres e crianças.


Leia também:


O aumento da violência doméstica e sexual no Japão

No ano de 2019, foram quase 9 mil casos no país de violência contra o cônjuge. O número foi quase 12 vezes mais alto do que no ano de 1989.

No ano de 2018, por exemplo, houve um aumento de quase 20% de crimes sexuais em relação ao ano anterior.

Dessa maneira, os maiores crimes cometidos no Japão são os relacionados à violência doméstica e à violência sexual. Por mais que os números possam ser menor do que em alguns outros países, esse tipo de crime só tem aumentado com o passar dos anos.

Provavelmente, esse aumento também se deve ao aumento de casos que são denunciados. Afinal de contas, muitas vezes esses crimes podem acontecer e a polícia nunca tomar conhecimento pois as vítimas acabam não denunciando.

Além disso, muitas pessoas que são vítimas desses crimes são crianças. Muitas vezes elas são coagidas a não denunciarem sob ameaça de algo pior possa acontecer a elas. Assim, muitas vezes, elas dependem de que algum adulto perceba que estão passando por uma situação de violência para que o caso chegue à polícia.

Os crimes mais cometidos no Japão são feitos por estrangeiros?

Por mais que muitas vezes possa se associar ao número de estrangeiros no país a um possível aumento da violência, não é isso que as estatísticas apontam.

O número de crimes cometidos por estrangeiros teve seu maior índice em 2005. Ao todo foram 43.622. Porém, atualmente, esse número vem caindo. No ano de 2018, por exemplo, foram 10.065. Sendo que o principal crime cometido por estrangeiros foi o de roubo, sendo 60,2%. E os crimes de agressão são cerca de 11,4%.

policia-japonesa
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link