Restaurante da época dos samurais fecha por conta da pandemia no Japão

A pandemia no Japão fez mais uma vítima, entre tanto estabelecimentos, um restaurante que existia desde o período Edo, quando havia os samurais pelo país, teve de fechar suas portas.

Esse estabelecimento que carregava uma parte da história do Japão não conseguiu sobreviver à crise financeira que o acometeu. Com certeza, a pandemia do novo coronavírus fez muitas vítimas além daquelas que foram atingidas pelo vírus.

O restaurante Kawajin e a pandemia no Japão

O restaurante Kawajin foi fundado no ano de 1790, durante o período Edo (1603-1868). Naquela época, havia muitos samurais pelo Japão e o país era governado por seus senhores.

No restaurante passaram alguns figuraras daquela época. Os samurais faziam suas refeições por ali. Além disso, o famoso escrito japonês Natsume Soseki (1867-1914) também passou por lá e tinha o restaurante como um de seus favoritos.

Este autor é tão famoso que foi traduzido até mesmo para o português. Algumas de suas obras foram lançadas pela editora Estação Liberdade. Caso tenha interesse, seus livros fornecem um bom panorama sobre como era a época em que viveu e a industrialização do país que se iniciava.

O local até mesmo já foi cenário para gravações de uma série.

Mas, mesmo com toda essa importância, o restaurante não conseguiu sobreviver. Até o momento, este é o restaurante mais antigo que fechará por conta da pandemia.

Dia 31 de janeiro de 2020 será o seu fechamento oficial e ficará somente na lembrança dos japoneses que frequentaram ali.


Leia também


De acordo com o dono do restaurante, um homem japonês de 69 anos, tudo foi realizado para que o restaurante sobrevivesse. Foram feitas reduções de custo e até mesmo foi aceita a ajuda do governo. Mas, a pandemia tem durado mais tempo do que qualquer um teria imaginado.

O restaurante estava funcionando em seu limite e não teve como evitar o colapso de suas contas. Por mais que a decisão tenha sido difícil para quem está gerenciando um negócio de família, foi uma atitude necessária.

O restaurante Kawajin e sua culinária

O restaurante, obviamente, adquiriu fama e sobreviveu todo esse tempo, por conta de sua culinária. Esta era especializada também em servir peixes de água doce, como carpa e enguia.

Assim, o seu fechamento, para muitas pessoas, também trás uma preocupação com esse estilo de comida tradicional japonesa. Poucos restaurantes eram especializados em um tipo de comida há tanto tempo.

Mas, mesmo com toda essa especialidade para a realização dessas comidas, o restaurante irá fechar. Aparentemente, isso não conseguiu trazer os lucros necessário para eles.

Dessa maneira, no final do mês de janeiro, será o fim de um importante local no Japão tanto para os turistas, como também para a história da culinária do país. Juntamente com o Fujimisou, um ryokan (hotel tradicional japonês) de fontes termais de longa data na província de Aichi, fechará e serão os dois estabelecimentos mais antigos fechados por conta do coronavírus do país.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link