Café operado por robôs pilotados por pessoas com deficiência inaugura em Tóquio em 2021

OriHime é um encantador robô japonês. Como a maioria dos robôs feitos no Japão, ele é cheio de circuitos, chips de programação e tem um invólucro exterior semelhante ao humano. Embora no caso da OriHime, seja mais Wall-E do que terminador, graças às bordas suaves e grandes olhos infantis.

Robôs que auxiliam no cotidiano

O interior do OriHime também é intrinsecamente humano de muitas maneiras que seus irmãos robôs não são. O objetivo da OriHime é ser um navio que capacita as pessoas que têm dificuldade para sair ou se mover devido a deficiências graves ou doenças para se conectar com a sociedade cotidiana e as pessoas.

Em termos práticos, o robô pode apoiar pessoas que estão presas à cama para se conectar com familiares distantes ou trabalhar em um emprego, por exemplo.

Desde 2018, as pessoas com deficiência têm aproveitado a oportunidade de trabalhar como funcionários do café através da OriHime no café pop-up “Avatar Cafe DAWN ver.β”. Avatar Café DAWN busca eliminar a solidão humana, permitindo que as pessoas que estão dormindo ou em casa tenham prazer em trabalhar como funcionários do café e se comunicar com os clientes.


Leia mais:


Sobre o novo Café e seus robôs

Como exatamente o Avatar Cafe DAWN funcionará então? O café contará com dois tipos de robôs OriHime que foram usados anteriormente nos pop-ups.

O robô estacionário de mesa, OriHime, é usado para receber pedidos de clientes e se comunicar com eles. O pequeno robô é capaz de assumir diferentes poses que os pilotos podem usar para se comunicar emocionalmente com os clientes, além de interações por voz.

Cada mesa também possui um iPad para suportar pedidos e comunicação baseada em texto com os pilotos.

Da perspectiva dos pilotos, eles podem visualizar os clientes do café por meio de suas telas de computador, enquanto pilotam o OriHime por meio de um software que pode ser operado por meio de pequenos movimentos oculares. Isso torna o OriHime amigável para pilotos que enfrentam restrições físicas aos seus movimentos.

Além do OriHime, o robô maior “Orihime-D” é móvel e pode ser pilotado pelo café para entregar comida aos clientes.

Nos cafés pop-up, Orihime e Orihime-D foram pilotados por pessoas diferentes, criando mais oportunidades para pessoas que enfrentam restrições para trabalhar pessoalmente para apoiar o funcionamento de um café e conversar com os clientes.

Criar novas oportunidades para pessoas com deficiência participarem da sociedade

Como prova de seu conceito, uma pessoa que foi treinada como piloto para uma loja pop-up Avatar Cafe DAWN foi contratada como trabalhador remoto para uma empresa em julho de 2020.

O local físico do Avatar Café DAWN ver.β oferecerá novas possibilidades de participação social para pessoas com deficiências graves, o que esperançosamente levará a uma expansão das oportunidades de trabalho remoto além do café apoiado por robôs OriHime.

 

Fonte: grapee.jp

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link