A chuva de poeira amarela no Japão costuma a acontecer às vezes. No ano de 2021 a China foi acometida pela maior tempestade de poeira amarela dos últimos 10 anos.
Não a toa, essa chuva acabou chegando aos países vizinho, atingindo a Coreia e o Japão.
Conheça aqui um pouco mais como ocorre esse fenômeno e o que ele pode causar de transtornos para quem está no Japão.
A chuva de poeira amarela no Japão
No dia 15 de março, Pequim, a capital chinesa, ficou completamente coberta por uma névoa de poeira na cor amarela, mesmo alaranjada. Muitas pessoas tiveram dificuldades até mesmo de enxergar o que estava a sua frente.
Essa areia vem do deserto da China e da Mongólia. Devido aos fortes ventos, isso pode acontecer algumas vezes na Ásia, entretanto, dessa vez foi muito forte.
Segundo as autoridades, uma massa de ar frio trouxe a areia do país vizinho à China, a Mongólia, chegando ao norte do país.
Em Pequim, as pessoas tiveram de usar máscaras e muitos motoristas tiveram dificuldades para não provocarem um acidente. A visibilidade estava horrível nas ruas. Além disso, os vôos tiveram de ser cancelados, levando até mesmo o fechamento de dois aeroportos de Pequim.
Assim, a poeira continuou a passar pela China até chegar no Japão.
A poeira alcançou a região de Osaka, além de ter atingido também parte do Oriente Médios, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
Leia também:
- Majestosas fotografias do Mt. Fuji ao nascer do sol revelam um lado raramente visto do icônico vulcão do Japão;
- Filmes mostram áreas abandonadas de Fukushima recuperadas pela natureza 7 anos depois do desastre;
- Conheça o homem que vive sozinho na cidade fantasma de Fukushima para cuidar dos animais abandonados.
As consequências da chuva de poeira amarela no Japão
A chuva de poeira amarela que chegou no Japão e ainda está no país não foi tão forte quanto na China. Ela está cada vez mais perdendo força.
Assim, diferente do que aconteceu em Pequim, não chegou a causar uma falta de visibilidade.
Entretanto, muitas pessoas no Japão sofrem com a alergia a pólen. E como o país está na primavera, muitas pessoas acabam apresentando algum tipo de reação alérgica. Somado a isso, o país, como o mundo todo, vive uma pandemia do coronavírus.
Assim, a poeira pode se tornar mais um motivo para as pessoas procurarem os hospitais podendo levar a um colapso do sistema de saúde.
Além disso, se as pessoas não tomarem cuidado com a poeira e essas alergias podem acabar ocupando espaço no hospital de alguém que precisa de um leito por estar contaminado com o coronavírus.
Outro problema, mas em escala de menor importância que a chova de poeira apresenta é que as roupas que são estendidas do lado de fora de casa podem ficar sujas.
Assim, a indicação é que sempre que houver uma chuva de poeira na China, que os japoneses não deixem as roupas estendidas ao ar livre. Afinal de contas, eles podem acabar tendo de lavagem-las novamente.