Empresa japonesa fecha sua fábrica e não venderá mais no Brasil: entenda os motivos

A empresa japonesa Sony acabou de anunciar não irá mais vender alguns de seus produtos no Brasil. Isso aconteceu alguns meses depois de já ter fechado a sua fábrica no país. Isso levará ainda mais pessoas a perderem seus empregos. Além disso, seus produtos podem acabar ficando ainda mais caros.

Essa é mais uma das empresa entre tantas outras que tem saído do país. Entre uma delas foi a americana Ford que levou milhares de pessoas ao desemprego. Outras empresas também ameaçam sair do país, visto que o poder aquisitivo do brasileiro também diminuiu e não há como comprar como antes.

Empresa japonesa fecha no Brasil: a Sony

A  Sony fez o pronunciamento no dia 1o de março de 2021 que irá encerras as vendas de seus produtos de televisão, áudio e câmeras em poucos dias.

Muitas pessoas não se surpreenderam com o anúncio já que, desde setembro de 2020 a marca fechou sua fábrica em Manaus.

Empresa japonesa fecha fábrica no Brasil

Mesmo tendo quase 50 anos de existência, a fábrica de Manaus foi fechada para a surpresa de muitos empregados.

Mesmo que a produção tenha caído por conta do ano de 2020 ter sido marcado pela pandemia, não se esperava que uma medida dessa foi tomada.

Entretanto, como afirmou a empresa, todos os direitos trabalhistas do Brasil foram respeitados e os funcionários indenizados.


Leia também:


Como fica o PS5?

Como se sabe, um dos produtos de maior sucesso da Sony é o Playstation 5. Atualmente ele é desejado por inúmeras pessoas por todo o mundo. Entretanto, a empresa não conseguiu produzir em alta demanda e está vendendo por encomenda.

A mesma coisa acontecerá para os brasileiros. Haverá ainda Playstation 5 que serão enviados para o país e qualquer um que tenha o valor poderá comprar.

Outros produtos da empresa como soluções profissionais, produtos na área da música e de entretenimento continuarão a ser vendidos.

Os motivos que levaram a Sony a fechar no Brasil

A empresa japonesa não disse os motivos que levaram ao seu fechamento. Mas afirmou que sempre trabalha para que sua parte financeira seja sustentável.

Assim, podemos concluir que manter a fábrica no Brasil e alguns de seus produtos já não era mais interessante.

Podemos entender também que isso pode estar relacionado com o aumento do dólar. Como a moeda americana é a usada no mercado internacional, quando ela fica muito cara, por mais que os produtos sejam montados no Brasil, eles são vendidos de acordo com o valor internacional. E muitas peças acabam vindo do exterior o que faz com que o produto final seja ainda mais caro quando convertido para real.

Assim, o valor acaba ficando muito mais caro do que se imagina. O poder aquisitivo do brasileiro acaba não podendo pagar por isso. Mesmo que existam pessoas que podem comprar os produtos, elas são uma minoria e a empresa não consegue vender em grande escala.

Dessa maneira, não valia a pena para a Sony continuar a vender esse tipo de produto no Brasil e, ainda mais, manter uma fábrica. Afinal de contas, se não há procura pelo produto, não há porque produzir em larga escala.