Hoshizuna: a praia em Okinawa com areia estelar

Okinawa é uma ilha conhecida por suas incríveis praias, e uma delas é Hoshizuna. O mais fascinante desse local é a areia estelar. Se você olhar com bastante atenção para a areia dessa praia, poderá ver que ela possui grãos que são do formato de uma estrela.

Esse tipo de areia é muito raro de se encontrar tanto no Japão, como no mundo.

Assim, se você tiver a oportunidade de ir até Okinawa, não deixe de aproveitar para ir até essa praia. Além disso, a praia inteira é linda.

Como é possível os grãos em forma de estrela em Hoshizuna?

Os pequenos grãos em forma de estrela não são realmente areia. E sim ose xoesqueletos de minúsculos protistas chamados Baclogypsina sphaerulata.

Eles vivem nas ervas marinhas no fundo do mar e pertencem à família dos Calcalinidae. Possuem cerca de apenas um milímetro de diâmetro, o que os faz parecer muito pequenos. Assim, os exoesqueletos os fazem parecer estrelas com suas espinhas de 5 ou 6 pontas. Isso permite que elas se desloquem de um lugar para outro e também servem como armazenamento de diatomáceas, um importante grupo de algas, que é o alimento com o qual sobrevivem.

Quando eles morrem, o exoesqueleto fica. Assim, eles acabam chegando até a praia aos montes, o que faz parecer que é areia.

Mas, não pense que você pode encontrar essas estrelas ao monte em qualquer momento.

Se você quiser encontrar muitas dessas criaturas estelares e seus exoesqueletos, é melhor vê-los se acumulando após um tufão. E, normalmente, esses tufões acontecem durante o período do verão.

Com os fortes ventos, os exoesqueletos terão se soltado do fundo do mar e as ondas enormes os arrastarão para a costa. Mas, se você estiver na vizinha Ilha de Iriomote, a segunda maior ilha de Okinawa, você definitivamente pode encontrá-los em todos os lugares.

Mas tenha cuidado para não acabar prejudicando algum que ainda esteja vivo. Por exemplo, não entre no mar e não retire as algas, pois eles se ancoram e sobrevivem por conta delas.

Outra dica é não ir na praia durante o tufão e ficar esperando ele passar. É extremamente perigoso e você pode se machucar seriamente.


Leia também:


A lenda sobre as estrelas de Hoshizuna

Os japoneses possuem muitas histórias e lendas mitológicas para explicar de outra maneira como as coisas são possíveis. Obviamente que essa estrelas na praia também teriam uma linda história.

Assim, uma lenda local diz que essas pequenas criaturas estelares são descendentes da Estrela do Norte e do Cruzeiro do Sul. Acredita-se que seus filhos nasceram no mar de Okinawa, mas uma serpente os engoliu, deixando apenas seus esqueletos.

Esses esqueletos acabaram caindo no oceano e logo chegaram às costas de Taketomi-jima, chegando então à praia.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link