Morte de homem por ataque de urso no Japão e levanta a discussão sobre o que fazer em caso de enfrentar um

Um ataque de urso no Japão que foi fatal para um homem levantou a discussão sobre o que se fazer caso alguém tenha de enfrentar um.

Assim, se você quer se aventurar pelas montanhas do Japão algum dia, veja algumas informações de como se deve proceder no caso de sofrer um ataque de um desses animais.

Ataque de urso no Japão

Perto das 11h do dia 10 de abril, um morador da cidade de Kushiro, em Hokkaido, estava aproveitando a sua viagem para as montanhas. Por ali passeou para colher flores comestíveis junto com a sua esposa. Mas, durante o passeio, foi atacado por um urso-pardo e morreu pouco depois.

Embora sua esposa tenha chamado os serviços de emergência assim que ouviu o marido gritar e o viu ser atacado pelo animal, ele não resistiu e foi declarado morto no local. Aparentemente, a causa da morte foi o esmagamento de sua cabeça e garganta.

Por mais que os serviços de emergência tenham chego ao local, eles não conseguiram encontrar o animal responsável. Isso normalmente acontece.

Especialistas alertam que os ursos que acabam de acordar da hibernação são os mais propensos a encontrar humanos, pois eles vagam mais longe em busca de comida. Somando-se a esse perigo está o fato de que as populações de ursos pardos estão aumentando em Hokkaido, o que aumenta o risco de um encontro. Assim, certamente, este não é um bom período para sair para passear pelas montanhas.


Leia também:


Os conselhos para encarar um ataque de urso no Japão

Por conta desse infeliz incidente, um representante da Associação de Caça de Hokkaido expressou sua angústia e declarou que existem vários avisos pela área dizendo que ali é um local em que há ursos. Além disso, na tentativa de evitar novos casos como este, ele deu conselhos de como agir em caso de ataque.

Primeiro, ele descartou a eficácia dos sinos de urso, pequenos sinos que tilintam conforme você anda, e disse que seu único propósito verdadeiro era dar paz de espírito aos usuários. Na verdade, ele diz que os sinos tocam tão baixinho que tendem a não ser ouvidos pelos ursos até que seja tarde demais. Assim, a melhor maneira é fazer com que  ele te escute com você andando e falando em voz alta. Essa é uma maneira de garantir que um urso não tropece acidentalmente sobre você.

Claro, ele admite, isso não impede que os ursos encontrem você de qualquer maneira. E, nesse caso, o único conselho que ele pode realmente oferecer é estar disposto a lutar por sua vida.

E no caso de ser atacado por um, a melhor maneira é tentar furar seus olhos e em seguida a sua boca. De qualquer maneira, com certeza a pessoa irá se ferir de alguma maneira.