Estrangeiros e mercado imobiliário no Japão: ótimas oportunidades

O mercado imobiliário no Japão está aquecido. Cada vez mais ele tem se tornado uma ótima oportunidade para estrangeiros. Assim, quem já está no país a trabalho pode optar por comprar um imóvel para não ter mais de pagar aluguel, ou para ter um investimento para o futuro.

Dessa maneira, conheça aqui porque esse aumento das oportunidades no mercado imobiliário tem aumentado no país e como um estrangeiro pode fazer esse investimento.

O atual mercado imobiliário no Japão

O aumento lento, mas constante dos preços do Japão, a abertura a investidores estrangeiros, excelentes arquitetos e infraestrutura para construção de casas fez com que o país se tornasse um boa oportunidade para estrangeiros comprarem uma moradia.

Soma-se a todo esses fatos o aumento de recursos e agências para adquirir akiya, ou casas abandonadas, muitas vezes ultra-baratas. Além disso, também existem as casas jikko buken que são onde aconteceram mortes e elas possuem um valor ainda mais em conta, já que ninguém quer morar nelas. Algumas delas são vistas também como mal assombradas.

Entretanto, nessa opção é preciso ser incrédulo para conseguir morar em um lugar desses. Assim – independente das características da casas, sejam elas boas ou ruins -, os estrangeiros podem adquirir um imóvel, seja uma casa principal, uma casa secundária ou um investimento.


Leia também:


De acordo com relatórios do Global Property Guide, os preços das casas no Japão aumentaram 0,8% em 2020, um aumento bem inferior em comparação a outros países altamente desenvolvidos – por exemplo, 10,3% de crescimento nos EUA em 2020.

E, enquanto a pandemia enfraqueceu a demanda geral, Alex Toyoda, da Plaza Homes, uma empresa imobiliária com sede em Tóquio, diz que, embora os estrangeiros sejam escassos devido à pandemia, o mercado não mudou muito devido à crescente demanda dos ricos japoneses.

Alguns compradores se voltaram para a procura de casas maiores com um quarto extra para um escritório ou um apartamento para animais de estimação, mas o mercado geral não mudou drasticamente.

Além disso, os preços dos imóveis no Japão e especificamente em Tóquio são muito baixos em comparação com os de cidades como Hong Kong, Cingapura e Londres. Então, os compradores de países ricos tiraram proveito dos preços imobiliários relativamente baixos e altos rendimentos do Japão.

Embora os preços e a demanda no mercado imobiliário tenham permanecido estáveis ​​e crescendo lentamente nos últimos anos, a construção residencial despencou. Isso aconteceu principalmente devido ao grande excesso de oferta no Japão.

Uma oferta extremamente limitada dos tipos de habitação preferidos por muitos não japoneses – casas maiores, mais espaçosas e de plano aberto – forçou ainda mais os locatários e compradores para longe do centro de Tóquio. Logo, os valores na capital baixaram, o que é uma ótima opção para estrangeiros.

Corretores de imóveis estão começando a se preparar para ajudar os estrangeiros. Assim, o estrangeiro que está no país, só precisa ir na imobiliária para já começar negociar uma boa casa.