Conheça o festival Nebuta de Aomori, seus lindos bonecos e sua mitologia

O festival Nebuta de Aomori é reconhecido no Japão inteiro. Este festival é um dos eventos mais simbólicos de Aomori e foi certificado em 1980 como uma importante propriedade cultural popular nacional intangível.

O que o tornou mais famoso são os seus carros alegóricos gigantes chamados de ”nebuta” e que possuem forma de humanos. Eles desfilam pela cidade junto com dançarinos chamados haneto, pulando e dançando, aplaudindo.

A origem do festival Nebuta de Aomori

Diz-se que o festival se originou do festival chinês Tanabata e da cultura folclórica japonesa, como a tradição de enviar os espíritos dos falecidos uma vez por ano. O festival vai de 2 a 7 de agosto e os gigantescos carros alegóricos nebutas desfilam ao longo desse período.

No último dia, os carros alegóricos nebuta desfilam no mar, dando a você a chance de ver o festival de fogos de artifício que serve como o grande final do festival junto com carros alegóricos nebuta que marcham pelo Porto de Aomori.


Leia também:


Os grandes bonecos do festival Nebuta de Aomori

Um dos acessórios que mais chama a atenção do público são os grandes bonecos.

As equipes locais constroem cerca de duas dúzias de carros alegóricos do festival, eles são construídos com papel washi pintado sobre uma estrutura de arame e levam um ano inteiro para serem projetados e construídos.

Eles podem ter até nove metros de largura e cinco metros de altura e geralmente representam deuses, figuras históricas ou míticas da cultura japonesa e chinesa, atores kabuki e personagens da popular série histórica de TV NHK Taiga Drama.

Todas as noites do festival, os carros alegóricos são levados às ruas do centro de Aomori para um desfile, exceto no último dia (7 de agosto), quando o desfile é realizado à tarde.

Os carros alegóricos são empurrados ao longo da rua empurrados por pessoas oscilando para frente e para trás e girando para a multidão. Cada carro alegórico é acompanhado por equipes de bateristas de taiko, tocadores de flauta e címbalos manuais, além de centenas de dançarinos,  que seguem a procissão cantando “Rassera, Rassera” enquanto executam uma dança que parece pulando.

Há muitos assentos gratuitos no local ao longo do percurso do desfile de quase três quilômetros, bem como assentos reservados que estão disponíveis para venda e em lojas de conveniência.

Assim, a participação no desfile é incentivada e as pessoas vêm de todos os cantos para dançar. O único requisito é que você use o traje tradicional de dança haneto, que pode ser comprado em supermercados e lojas ao redor da prefeitura por cerca de 7.000 ienes ou alugado em lojas de aluguel na cidade por cerca de 4.000 ienes.

Com certeza, para quem tiver a oportunidade de ir para a região, é um evento que vale a pena ser apreciado.

Fontes: TRip Advisor, Live Japan e Japan-Guide

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link