A filosofia kaizen é muito divulgada hoje em dia. Principalmente no ambiente empresarial ela virou praticamente um mantra.
Entretanto, você sabe como ela surgiu e qual a sua verdadeira relação com o Japão? Resumidamente, essa é uma filosofia para sempre se manter em melhoria, ou seja, para nunca ficar estagnado em um ponto que seja confortável. Mas, será que os japoneses já a aplicaram alguma vez em suas vidas?
Conheça aqui um pouco mais sobre o assunto.
A filosofia kaizen
Essa filosofia também é conhecida como a da melhoria contínua. O seu nome é em japonês, kaizen, e cujo significado diz respeito a não somente melhorar as coisas, mas conquistar resultados específicos.
Assim, esses resultados podem tanto ser pessoais, como conseguir fazer uma corrida, perder peso, passar em uma prova, como também em termos empresariais com a diminuição do desperdício de tempo, de material, de esforços e dinheiro. Por conta disso, ela também é muito apreciada por economistas e administradores de empresas.
Portanto, essa filosofia pode ser tanto utilizada para melhorar a sua vida, como a vida de quem trabalha ao seu redor.
A palavra “kaizen”, onde “kai” = mudar “zen” = bom, significa simplesmente “mudar para melhor”.
Leia também:
- Sony surpreende e revela protótipo VISION-S, carro elétrico com condução autônoma;
- Experiência da Sony: Cães reconhecem “aibo”, o cão robótico, como criatura viva [FOTOS];
- Marmita japonesa automática? Conheça o bento box elétrico que cozinha arroz super rápido.
História da filosofia kaizen
Ao contrário de muitas filosofias que possuem milhares de anos, essa começou no último século.
A história da kaizen começa após a Segunda Guerra Mundial, quando a Toyota implementou pela primeira vez os círculos de qualidade em seu processo de produção. Os professores americanos de administração e gestão de qualidade que visitaram o país naquela época influenciaram parcialmente essa implementação.
Um círculo de qualidade é um grupo de trabalhadores que realiza o mesmo trabalho ou semelhante, que se reúne regularmente para identificar, analisar e resolver problemas relacionados ao trabalho. Esse conceito revolucionário se tornou muito popular no Japão na década de 1950. Agora continua a existir na forma de grupos Kaizen, bem como esquemas semelhantes de participação dos trabalhadores. O termo Kaizen se tornou famoso em todo o mundo através das obras de Masaaki Imai.
Fonte: Kanbamchi.com
Como aplicar o kaizen na minha vida?
Você pode estar se perguntando se esse método é viável somente para empresas ou se pode começar a mudar suas atitudes a partir de agora. A resposta é sim.
Um meio de de começar a mudança par melhor, é colocar para si mesmo pequenos desafios.
Por exemplo, quer começar a ter mais hábito de ler, se proponha a ler duas páginas de um livro que você gosta por dia. Com o tempo, aumente o número de páginas. Isso fará com que você vá se acostumando ao mesmo tempo em que vai criando o hábito.
Outro exemplo pode ser para alguém que quer comer menos açúcar. A pessoa pode começar aos poucos, diminuindo no café, depois diminuindo o chocolate que come a tarde… até que uma hora não irá mais se importar tanto com o doce.