Morrem pescadores japoneses em barco que bateu em navio russo

Um barco com pescadores japoneses colidiu com um navio russo de 662 toneladas e virou na costa de Hokkaido na quarta-feira, deixando três tripulantes mortos, como afirmaram as autoridades locais.

O Hokko Maru nº 8, de cinco tripulantes, pertencia a uma cooperativa de pesca sediada em Mombetsu, em Hokkaido e estava pegando caranguejos peludos quando a colisão ocorreu por volta das 6h da manhã. De acordo com a Guarda Costeira Japonesa, um dos dois tripulantes resgatados com vida ficou levemente ferido.

Os três mortos eram: Masayoshi Numahata, um engenheiro-chefe de 64 anos, Shunsuke Konno, 39, e Masatoshi Inoue, 37, que eram marinheiros, de acordo com a guarda costeira e equipes de resgate locais.

O resgate dos pescadores japoneses

O navio russo Amur, com 23 tripulantes, transportava frutos do mar de Sakhalin, no Extremo Oriente da Rússia, para Mombetsu, como afirmaram as autoridades.

Os cinco homens, três deles sem sinais vitais, foram retirados do mar pelo Amur e depois trazidos de volta pela guarda costeira ao seu porto de origem, a cerca de 23 quilômetros do local do acidente, por volta das 10 horas da manhã. Em seguida, a morte dos três homens foram confirmados.


Leia também:


O que pode ter ocasionado o acidente com os pescadores japoneses

Um alerta de névoa densa havia sido emitido no mar ao largo do porto de Mombetsu na época, de acordo com um observatório meteorológico local.

A guarda costeira citou a tripulação do Hokko Maru dizendo que eles foram incapazes de mover o barco antes da colisão com o navio russo, pois estavam pegando caranguejos com cordas e acabaram ficando presos.

A pesca de caranguejos peludos

Hokkaido é um tesouro de deliciosos frutos do mar. Os caranguejos são especialmente populares, com quatro variedades principais: o caranguejo-rei grande e o caranguejo-das-neves, o caranguejo-rei azul de tamanho médio e o caranguejo peludo menor, que você pode saborear em restaurantes ou levar para casa como souvenir.

Destes quatro tipos de caranguejo, o caranguejo peludo é o mais familiar para os habitantes de Hokkaido.

Em Hokkaido, o caranguejo peludo recém-pescado está disponível durante todo o ano. No entanto, dependendo da temperatura da água e das condições climáticas, as estações de muda e desova podem mudar, resultando em mudanças nas estações de pesca.

Durante a temporada de pesca, em locais que produzem caranguejo peludo, você pode saborear caranguejo peludo recém-pescado nos portos ou experimentá-lo no estilo Hamayude fervido nas instalações de processamento próximas.

Embora o gelo normalmente comece a derreter a partir de fevereiro na costa de Okhotsk, haverá um florescimento de plâncton sob o gelo. Como os caranguejos peludos consomem o plâncton para obter nutrientes, os caranguejos peludos gordos e doces podem ser capturados em março, após o gelo derreter no início da primavera.

Fontes: Japan Today e Live Japan

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link