Governo japonês pretende censurar envio de nudes e de certas selfies

Mias uma medida do governo japonês que tem chamado a atenção e que espantou muitas pessoas no país. O Japão pretende barrar que certas fotos sejam tiradas pelo celulares.

As autoridades estão ansiosas para impedir que os jovens enviem imagens consideradas obscenas e já estão há um tempo elaborando estratégias para que isso possa se tornar uma realidade.

Esse e um projeto que deve ser implementado juntamente com as operadoras de celulares e faz parte de um projeto maior que pretende moralizar o uso do aparelho e da internet. Juntamente com essa medida também estão campanhas para prevenção de cyberbullying que pretendem atingir, principalmente, os mais jovens.

O governo japonês e as novas medidas para censurar certas fotos

Vivemos em tempos sem precedentes. Mas uma das mudanças mais marcantes dos últimos anos é o quão onipresente e constante é o nosso uso da tecnologia, principalmente para nos comunicar. Embora alguns de nós nos lembremos de ter vinte e poucos anos quando tínhamos nosso próprio telefone celular, agora é algo necessário para pessoas cada vez mais jovens. Isso traz seus próprios desafios, é claro. Como você pode ajudar crianças e adolescentes a se manterem seguros na Internet e, ao mesmo tempo, respeitar sua privacidade?

Esse problema é ainda mais complicado pelo número de telefones que hoje em dia vêm com câmeras e, onde há câmeras, há selfies.

Embora tirar uma foto bonita de si mesmo não seja um crime, alguns jovens podem se sentir tentados a tirar fotos em um estado de nudez… ou, na pior das hipóteses, ser orientados a fazer isso por uma pessoa externa. Uma vez que uma fotografia comprometedora como essa exista, ela pode ser enviada para outras pessoas, carregada online ou mesmo descoberta por meio de hackers.

É por conta de situações como essa que o governo japonês resolver agir. Dessa maneira, o governo está incentivando expressamente as operadoras de telefonia a implementarem tecnologia que possa restringir selfies consideradas como inadequadas.


Leia também:


O governo japonês quer proteger jovens na internet

O pedido vem como parte do 5º Plano Básico de Medidas para Fornecer o Uso Seguro da Internet para Jovens, declarado mais recentemente pelo governo. Este plano inclui iniciativas como programas de educação em escolas para ajudar os jovens a se aclimatarem com o mundo digital, campanhas de conscientização sobre conteúdo nocivo e práticas predatórias que estão presentes online e a promoção de maneiras de lidar com problemas exclusivamente baseados na Internet, como o cyberbullying.

Entretanto, é importante notar que algumas operadoras de telefonia celular já implementaram tecnologias como essa antes mesmo do anúncio, embora ainda não esteja claro o quão bem-sucedidas essas tecnologias são em filtrar de forma eficiente o conteúdo “impróprio” do “apropriado”.

Com preocupações sobre a censura , esta regra de restrição de selfies parece definida para ser uma iniciativa controversa, independentemente de ter sido bem implementada ou não.

Fonte: Sora News.