Para quem gostava de cultura japonesa na década de 1990, com certeza ouviu falar sobre a AnimeCon, o maior evento de anime no Brasil.
Afinal de contas, era o momento em que a indústria de mangá começava a se consolidar no país e com a chegada às bancas de jornal de muitos animes. Muitas vezes, era comum que os fãs de mangás fossem bem cedinho a uma banca de jornal para ver se já tinha chego a nova edição de uma história que acompanhavam.
Além disso, os animes também era mais difíceis de serem conseguidos, já que ainda estamos falando de uma época em que muitas pessoas não tinham acesso a internet e boa parte das pessoas ainda tinha fita k7.
Entretanto, hoje em dia nem mesmo as bancas de jornal estão tão em alta e agora é fácil conseguir um anime na internet ou assinando um serviço de streaming que tenha a série que a pessoa acompanha.
Assim, para relembrar os momentos em que o anime e mangá se consolidaram no Brasil, vamos recordar a AnimeCon!
O mangá e o anime no Brasil: a AnimeCon
A AnimeCon teve sua primeira edição no ano de 1999. Antes desse evento já havia outros voltados para o universo de anime e mangás, como a Anime Expo que aconteceu em 1992.
Entretanto, a AnimeCon tinha muitas atrações que chamavam a atenção de qualquer fã da cultura japonesa. Além disso, a presença de editoras era um destaque, já que sempre haviam bons descontos para todo mundo aproveitar para completar uma coleção de mangás.
A primeira edição ocorreu em São Paulo, na Faculdade Casper Líbero. Ao todo foram 3.200 pessoas em 4 dias de evento. O público só foi crescendo, e já em 2003 foram 16.000 pessoas nesses 4 dias de evento.
Entre as atrações que mais chamavam a atenção de quem ia, eram tanto as feiras, como também os workshop. Assim, os fãs poderiam escutar e conversar com tradutores de mangás por exemplo.
Além disso, também havia as competições de cosplay, o que também ajudou para que esse tipo de arte crescesse no Brasil naquele momento. O evento também atraia pessoas de toda a América Latina, já que era um dos maiores eventos voltados para a cultura otaku que ocorria pela região.
Entretanto, hoje em dia a AnimeCon já não acontece mais, sendo que a marca se tornou uma organizadora de eventos. Porém, seus eventos permanecem na memória de muitas pessoas pelo mundo.
Leia também:
- Randoseru: conheça curiosidades sobre a mochila escolar japonesa;
- Tsubasa: A MPB e o pop rock na voz de uma japonesa bem brasileira;
- Doações de alimentos estão sendo aceitos para ajudar crianças que só tinham o que comer na escola.
Você pode estar se perguntando sobre outros eventos que aconteciam no Brasil e que eram sobre o universo considerado como otaku. Por exemplo, ainda hoje existe a Anime Friends, cuja a primeira edição ocorreu em 2003. Entretanto, o grande diferencial da AnimeCon é que ela foi uma das primeiras expo com esse tema e até hoje está na memória de muitos adultos que tiveram a oportunidade de estar em suas primeiras edições.