A Olimpíada de 1964 no Japão e como o país surpreendeu o mundo com sua modernidade

Estamos nos aproximando dos jogos olímpicos de verão que acorrerão em Tóquio e que correspondem ao evento de 2020 (adiado para 2021 por conta da pandemia do coronavírus), mas essa não é a primeira edição olímpica que chega ao Japão. No ano de 1964, o país já recebeu os jogos.

Naquela época, quando ainda não existia internet, as pessoas pelo mundo se surpreenderam com os costumes e tecnologia japonesa.

Vale lembrar ainda que o país tinha saído de uma guerra derrotado e devastado a menos de 20 anos. Ou seja, conseguiram se reconstruir e virar um país sede dos jogos com muito esforço e trabalho.

Conheça aqui como foi essa primeira edição dos jogos no país e como o Japão surpreendeu o mundo naquele momento.

A Olimpíada de 1964 no Japão

Podem existir inúmeros motivos para um governo de um país decidir a concorrer a ser uma sede de uma Olimpíada. Por exemplo, pode ser uma maneira de investir no turismo, como também de resgatar um certo orgulho nacional em seus cidadãos.

Nesse sentido, e para esses dois motivos, um dos jogos olímpicos mais importantes para uma nação foi a do Japão no ano de 1964.

Originalmente, já era para o país ter sediado a Olimpíada de 1940, mas só que os jogos foram cancelados por conta da II Guerra Mundial.

Assim, tornando-se sede no ano de 1964, era a oportunidade do Japão mostrar ao mundo muito mais do que os seus militares e também de apagar a imagem que haviam deixado por conta da guerra.


Leia também:


A imagem na Olimpíada de 1964 no Japão

Um dos grandes pontos positivos daquela olimpíada foi a imagem que o Japão conseguiu deixar para o mundo. Assim, já não era mais um país que parecia ser militarizado e pronto para entrar e uma guerra, mas sim um país altamente moderno e limpo.

Além disso, aqueles jogos olímpicos tiveram como inspiração a ficção científica e o espaço. Também é preciso recordar que era um momento em que os EUA e a ex-União Soviética estavam em uma corrida para chegar à lua e ao espaço.

Dessa maneira, para dar esses ares de modernidade e futuro, o governo japonês investiu nos Shinkansen, muitas vezes conhecidos como trens bala, e na construção da Torre de Tóquio.

Se hoje em dia podemos considerar o shinkansen como um meio de transporte incrível, imagine em 1964! Isso fez com que o Japão despontasse como um exemplo para o mundo em relação à infraestrutura.

Toda essa industrialização e modernização do país também está vinculada ao fato de que o Japão queria passar uma imagem de que estava avançado. Como se sabe, o país ficou fechado para o estrangeiro por muito tempo.

Pode-se ter certeza que o Japão conseguiu imprimir essa imagem no mundo.

Além disso, outra imagem que estava muito presente é a de que já não era um país interessado em guerra, mas somente na paz. E foi também neste ano de 1964 que foi acesa a “Chama da Paz” em Hiroshima, que até hoje ainda está acesa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link