Tofu katsu: vegano, saudável e crocante

O tonkatsu é um prato japonês muito famoso e feito com carne de porco, mas, agora, conheça uma receita de tofu katsu, que é vegano, saudável e delicioso.

É leve, crocante e crocante – o tofu katsu é uma alternativa vegana se você deseja comer menos carne. Como o tonkatsu clássico (costeleta de porco), esta variação usa panko para obter aquele exterior dourado definitivo. Mas, ao contrário do original, esta receita troca carne de porco por tofu macio, como o creme, dando-lhe uma textura leve que complementa qualquer coisa que você sirva com ela.

O tofu katsu e o tonkatsu

Um tonkatsu clássico transforma a carne de porco em uma mistura de farinha, depois os ovos batidos e, por fim, o panko. Esta versão vegana simplifica o processo usando katakuriko (amido de batata) e leite não lácteo como uma massa que permite que os flocos de panko grudem facilmente na superfície do tofu e frite em uma crosta quebrável.

Pimentão defumado na massa adiciona um toque sutil, mas você pode adicionar qualquer tempero de acordo com sua preferência. Alho em pó, cominho, açafrão e muito mais são jogos justos! Embora muitas marcas de panko japonesas sejam veganas, certifique-se de verificar o rótulo de ingredientes não veganos, como ovos e manteiga.

Não há maneira errada de comer tofu katsu: combine-o com curry, coloque-o entre duas fatias de pão de leite fofo, cubra com molho de tomate e queijo vegan para um momento katsu parmesão, espalhe um pouco de molho cremoso de cogumelos e coloque-o sobre um grande porção de verduras ou corte em pedaços pequenos para nuggets veganos.

O tofu é uma das grandes telas em branco do mundo da comida e está sempre pronto para assumir qualquer sabor que seja lançado em seu caminho. Os únicos limites são a sua imaginação, então seja selvagem.

Receita do tofu katsu

Ingredientes

  • 400 gramas de tofu extra-firme.
  • 70 gramas de amido de batata.
  • 60 gramas de leite vegetal.
  • ¾ colher de chá de páprica defumada.
  • 6 gramas de sal.
  • 90 gramas de panko.
  • Óleo vegetal, para fritar.

Modo de preparo

1. Escorra o tofu e embrulhe-o em papel-toalha ou pano de prato limpo. Coloque o tofu embrulhado entre duas tábuas de corte e cubra com um prato. Adicione alguns itens de cozinha com peso (latas de comida, saquinho de arroz etc.) em cima do prato para espremer o excesso de água. Deixe o tofu escorrer por cerca de 10 minutos.

2. Em uma tigela grande e rasa, misture a fécula de batata, o leite, o colorau defumado e o sal. Bata até ficar totalmente combinado, sem grumos. Em uma tigela rasa separada, adicione o panko. Reserve os dois pratos.

3. Desembrulhe o tofu e corte transversalmente em duas metades com cerca de 1,2 centímetros (½ polegada) de espessura, mantendo o comprimento e a largura originais. Se desejar fazer com que cada fatia se pareça ainda mais com o tonkatsu, arredonde os cantos.

4. Aqueça uma frigideira grande antiaderente com cerca de ½ centímetro (¼ polegada) de óleo em fogo médio-alto. Assim que a superfície começar a brilhar, bata a mistura de leite novamente antes de dragar. Pegue uma fatia de tofu e mergulhe na mistura de leite, certificando-se de que todos os lados fiquem completamente cobertos. Em seguida, coloque o tofu diretamente no panko, pressionando suavemente a farinha de rosca em todos os lados até que seja coberto por igual. Repita com a segunda metade do tofu.

5. Abaixe delicadamente cada fatia no óleo quente. Frite até dourar, cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira para um prato forrado com papel toalha para escorrer. Sirva imediatamente.

Fonte: Japan Times.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link