Vespas gigantes japonesas: insetos imensos que matam

Como o nome sugere, a vespa gigante japonesa é endêmica do Japão. Se você odeia casacos amarelos, você vai se divertir! A vespa gigante japonesa é enorme, muito maior do que outras vespas e vespas. No Japão, é conhecido como Oosuzumebachi (オ オ ス ズ メ バ チ), que se traduz literalmente como “grande pardal”.

Se o próprio nome serve como uma pista, a vespa gigante japonesa pode ser do tamanho de um polegar humano.

Assim, conheça aqui mais sobre ela e como a sua picada reage no corpo humano podendo até mesmo levar uma pessoa à morte.

Vespas gigantes japonesas: um perigo

As vespas gigantes japonesas são insetos enormes, medindo mais de 4 centímetros; e seus ferrões 6,25 milímetros. Esse ferrão deve ser suficiente para causar muita dor, mas para piorar as coisas, seu veneno é extremamente potente. Este veneno ataca o sistema nervoso, causando danos extremos ao tecido.

Para colocar as coisas em perspectiva, um entomologista da Universidade de Tamagawa chamado Masato Ono descreveu certa vez a sensação de ser picado por uma vespa gigante japonesa como se um prego quente estivesse penetrando em sua perna.

Um dos maiores problemas é que as vespas gigantes japonesas também são incrivelmente agressivas.

Se provocados, eles irão persegui-lo e atacá-lo. Se ser picado por um desses monstros for o suficiente para causar uma dor terrível, ser atacado por muitos pode se tornar uma emergência crítica.

Muitas pessoas que são picadas precisam de atenção hospitalar, e estima-se que esses insetos matam entre 30 a 40 pessoas a cada ano no arquipélago japonês, com algumas estimativas chegando a 50, tornando-os o animal mais perigoso das ilhas (e sim, os insetos são animais invertebrados: são artrópodes do reino Animalia).

No entanto, dados compilados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Saúde listam mortes recentes por vespas e insetos semelhantes em menos de 20.

A razão pela qual a maioria das pessoas morre tem a ver com choque anafilático devido a uma reação alérgica; e pessoas que foram picadas no passado correm maior risco de desenvolver uma alergia na segunda vez que forem atacadas.


Leia também


O que fazer se estiver perto de uma das vespas gigantes japonesa?

Em primeiro lugar, não entre em pânico!

Isso pode parecer um ato meio impossível, mas se mover significa provocar o vespão. Os zangões podem ultrapassá-lo, atingindo velocidades de 40 quilômetros por hora ao perseguir uma presa; e se você começar a se mover rápido e correr, eles o perseguirão em massa.

Suas asas são muito barulhentas, e o barulho de helicóptero assombrará seus sonhos pelo resto de sua vida. Já que estamos falando em provocá-los, não tente assustá-los movendo sua mão, isso só vai enfurecê-los.

A melhor coisa que você pode fazer é ficar imóvel até que eles voem para longe. Uma vespa gigante japonesa pode se aproximar de você como uma demonstração de curiosidade, mas assim que perder o interesse por você simplesmente irá embora.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link