Jaquetas happi ou casacos happi no Japão referem-se aos coletes de algodão adornados com desenhos e emblemas coloridos que são usados pelos participantes ativos de um festival. Estes servem como uniformes de equipe e geralmente incluem o símbolo da loja, escola, empresa, equipe, templo ou santuário.
Conheça aqui mais sobre essa roupa japonesa e como ela diz muito sobre a cultura do país.
Os casacos happi no Japão
Os festivais do Japão estão entre os muitos motivos que atraem centenas e milhares de viajantes estrangeiros ao país todos os anos. Esses eventos giram em torno de diferentes temas que vão desde o início da temporada de flores de cerejeira até desfiles elaborados.
Como tal, enumerar tudo o que os turistas podem esperar ver em um festival pode resultar em uma lista incrivelmente longa. É altamente recomendável que os viajantes estrangeiros reservem um tempo para pesquisar sobre os vários festivais do Japão para encontrar aqueles que estão de acordo com suas preferências ou com o que desejam experimentar. Mas, com certeza os casacos happi chamarão atenção de qualquer um.
De acordo com registros históricos, os casacos happi datam do século XIX, quando foram inicialmente usados como uniformes por bombeiros e funcionários de lojas mercantis. Desde o início, esses casacos sempre tiveram um design simples e são considerados um uniforme bastante econômico.
As pessoas costumam usar este colete sobre uma camiseta e combiná-lo com um par de calças normais ou alguns shorts curtos. Às vezes, os homens optam por combinar seus casacos happi com um fundoshi, uma roupa de baixo tradicional japonesa que era tipicamente usada por motoristas e trabalhadores de riquixá durante o século XIX. Os casacos Happi também costumam vir com uma faixa de cabeça combinando.
O turista que vê as pessoas vestindo um colete de algodão distinto pode presumir que tem uma relação oficial com o festival. Na maioria das vezes, esses casacos felizes são reutilizados o maior tempo possível, a menos que seja necessária uma mudança de design.
Leia também:
- Kemari: o futebol dos samurais no Japão antigo;
- Incidente de Sankebetsu: imenso urso no Japão atacou e comeu aldeões;
- Caso Mihray Erkin: após estudar no Japão, voltou para a China e foi executada pelo governo.
É possível comprar os casacos happi no Japão e pela internet
Para a comunidade japonesa, os casacos happi não servem a nenhum outro propósito além de serem usados em festivais ou em lojas tradicionais e são praticamente um tipo de roupa comum. Para os viajantes estrangeiros, no entanto, o design do casaco happi pode ser bastante atraente e ser motivo mais que suficiente para uma pessoa adquirir sua própria peça.
Felizmente, existem várias lojas no Japão que vendem casacos happi para os turistas levarem para casa como lembranças. Essas lojas podem ser encontradas nas cidades antigas de Tóquio, Kyoto ou Osaka, ou mesmo nos grandes complexos comerciais do país.
Caso os turistas não encontrem esse tipo de loja, existem várias lojas online que oferecem uma grande variedade de casacos happi e também enviam internacionalmente.
Entre as lojas, estão: