Estudantes estrangeiros ainda não conseguiram ir ao Japão e vivem na incerteza de um sonho

Já pensou você ter a oportunidade de ser um dos estudantes estrangeiros no Japão com tudo pago? Isso parece ser um verdadeiro sonho para muitas pessoas. Entretanto, ao redor de todo o mundo, muitos reles não conseguiram ir, ainda, ao país. A ida dessas pessoas está pendente desde a pandemia.

Mesmo o Japão já tendo permitido a entrada de uma série de outras pessoas, como empresários, e até mesmos atletas para as Olimpíadas de Verão, os estudantes ainda não conseguiram começar os seus tão sonhados estudos.

Conheça mais aqui sobre essa dura realidade.

O sonho de ser um dos estudantes estrangeiros no Japão

Estudante belga posta nas redes sociais quantos dias está na espera do embarque para o Japão.

O Japão continua a proibir quase todas as novas entradas do exterior, à medida que uma sexta onda de infecções por COVID-19 alimentada por variantes omicron varre o país. 

O jornal Mainichi Shimbun, um dos maiores do país, sentou-se com a professora da Universidade de Toyo e especialista em diplomacia pública Kumi Yokoe para perguntar a ela sobre problemas com as atuais medidas de controle de fronteira do Japão, bem como como o público japonês deve responder ao crescente coro de desaprovação no exterior.

Entre alguns dos pontos abordados na entrevista, comentou-se sobre as diferenças de critérios, já que os japoneses podem sair do país, enquanto que, os estudantes não podem ir para lá.

De acordo com Yokoe, como os controles de fronteira do Japão são extremamente rígidos em relação aos estrangeiros, a mensagem que eles enviam para o exterior é que “os japoneses acham que as restrições estão corretas, desde que a situação seja conveniente para eles”. O fato é que os japoneses podem passar férias no exterior, ao mesmo tempo em que há estrangeiros que foram separados da família e aqueles que não podem entrar no Japão há mais de um ano. Isso é claramente injusto. 

Além disso, a situação de barrar os estrangeiros levou até mesmo a manifestações em vários lugares do mundo.

De acordo com o Yokoe “É importante considerar o tipo de mensagem que o Japão deseja enviar às pessoas de outros países. No caso do coronavírus, as rígidas medidas anti-infecção do Japão podem ser vistas positivamente pelo público estrangeiro. Se o Japão for visto como uma sociedade com boa higiene, onde se pode viver à vontade, mais pessoas podem querer vir para cá. No entanto, a mensagem que circula agora sobre seus controles de fronteira é negativa”.

O que podemos destacar, é que o Japão possui um tratamento diferente para cada uma das pessoas e isso tem irritado muita gente e deixando-as aflita por não saberem como será o seu futuro.


Leia também:


Os estudantes estrangeiros no Japão e a situação atual do país

Mas, por que o Japão não está aceitando os estrangeiros?  De acordo com Yokoe isso se deve a uma própria descrença de que os outros países estejam tomando as restrições adequadas para conter o coronavírus.

Além disso, o país também enfrenta seus problemas no combate à pandemia. “Ele não pode nem lidar com suprimentos de kits de teste de coronavírus, muito menos fabricar suas próprias vacinas. “

Porém, outros problemas começam a aparecer “Há muitos lugares no Japão que enfrentam escassez de mão de obra e que deixarão de funcionar sem a ajuda de trabalhadores estrangeiros. É o mesmo para os assuntos militares e de segurança nacional da nação. O Japão não durará muito, a menos que confiemos em outros países”.

Fonte: Mainichi.JP.