Bonecas japonesas tradicionais: conheça seus tipos e histórias

As bonecas japonesas tradicionais possuem uma longa história e até hoje desempenham uma importância cultural no país.

Aqui te apresentaremos algumas delas e um pouco de seus significados.

1. Bonecas japonesas tradicionais: Hina

Essas são as bonecas que dão nome a Hinamatsuri, conhecido como o dia das meninas e que é comemorado em todo o Japão.

Apesar das figuras serem vestidas em trajes da corte do Período Heian (794-1185), a tradição de exibir bonecas hina em 3 de março (Hinamatsuri) não começou até o século XVII. Tradicionalmente, um ato de ligação entre mãe e filha, as famílias – e ainda o fazem – montam suas bonecas juntas todos os anos.

Um conjunto de bonecas hina pode consistir em qualquer coisa, desde uma exibição em escala modesta de apenas um imperador e imperatriz sentados até uma obra-prima de sete camadas que inclui cortesãos, músicos, móveis em miniatura e até folhagens. Esses enfeites luxuosos foram adicionados ao longo dos séculos e continuam a crescer em tamanho. Konosu em Saitama é famoso por ter impressionantes 31 plataformas.

2. Bonecas japonesas tradicionais: Kokeshi

Essas bonecas de madeira sem membros são populares em todo o mundo por seu design simplista e como presentes em potencial. Originário de Tohoku no período Edo, a origem do nome kokeshi, potencialmente lido como “crianças apagadas” em japonês, alimentou uma lenda urbana mórbida de seu propósito original. Não se preocupe. Esses rumores cessaram com a deskanjificação do nome – apenas hiragana ou romaji permitidos.

Existem 12 tipos de kokeshi de todo o Japão, cada um com seus próprios atributos distintos, mas é difícil não notar os corpos alongados, torso floral, cabelos pretos e cabeças estridentes das bonecas de Naruko em Miyagi. Eles também realizam o Festival Anual do Japão de Kokeshi, onde bonecas kokeshi gigantes se alinham nas estradas e pilhas são queimadas em comemoração. Algo de uma tradição de corrida no Japão.

Fabricantes tradicionais respeitáveis, como Usaburo Kokeshi, têm muitos colecionadores ansiando (trocadilho intencional) seu kokeshi diligentemente elaborado. Ou você pode sempre tentar projetar o seu próprio.


Leia também:


3. Bonecas japonesas tradicionais: Anesama

Essas bonecas são feitas de washi (papel japonês) ou chiyogami (papel estampado do período Edo). Além disso, essas bonecas fáceis de fazer eram usadas tanto pela classe dominante quanto pela plebeia.

Eles recebem seu nome, anesama, da tradição de que a “irmã mais velha” em uma família deve ser a única a trazê-los à existência. Existem diferentes características e penteados para várias regiões do Japão, mas eles terão rostos em branco na maioria das vezes.

Você também encontrará bonecas shiori (marcadores de livros), conhecidas como bonecas de marcadores, que você pode presumir com razão que devem ser inseridas em um livro. No entanto, eles podem ser feitos por você mesmo com um simples tutorial de origami.

4. Bonecos Gosho

As bonecas Gosho, também conhecidas como “bonecas do palácio” – em homenagem ao antigo Palácio Imperial de Kyoto -, são uma tradição de longa data da corte japonesa que muitas vezes era presenteada a dignitários visitantes. Suas cabeças gigantescas e corpos gorduchos de bebês promovem prosperidade e vida longa.

Sua forma é moldada – não pelos deuses – mas pela mistura de serragem e resina. Depois disso, eles são envoltos em camadas de gofun (giz de conchas esmagadas), dando às bonecas seu distinto revestimento branco puro. Então, finalmente, os toques finais: traços faciais detalhados e um toque de vermelho rubi.

Fonte: Gaijin Pot.