Como você já deve ter imaginado, os teclados no Japão são diferentes dos países em que se usa as letras romanas.
Entretanto, como será que eles funcionam? Afinal de contas, os japoneses possuem três alfabetos, sendo que o kanji possui mais de 2 mil caracteres. Como não é possível um teclado que tenha duas mil teclas, como será que é possível digitar um kanji por meio do teclado?
Confira aqui como eles funcionam no Japão!
Os teclados no Japão
Os japoneses usam um teclado japonês para digitar. E o teclado japonês tem uma letra do alfabeto e uma letra Hiragana na parte superior da tecla.
Existem dois métodos para digitar, Romaji Nyuuryoku (Entrada Romaji) e Kana Nyuuryoku (Entrada Kana) . Atualmente, Romaji Nyuuryoku é mais comum do que Kana Nyuuryoku entre os japoneses.
Ambos os métodos usam IME, que é um software para digitar caracteres japoneses. Por exemplo, digitamos KURUMA , então IME exibeくるまem Hiragana . Em seguida, convertemos em Kanji por uma tecla de espaço.
Usando Romaji Nyuuryoku , precisamos digitar mais chaves. Usando Kana Nyuuryoku , podemos digitar uma letra japonesa digitando uma tecla.
Parece que podemos digitar mais rápido usando o método Kana nyuuryoku . No entanto, existem cerca de 50 letras Kana. É muito difícil lembrar os locais-chave. Afinal, podemos digitar mais rápido usando Romaji nyuuryoku que usa 26 teclas.
Aqui, apresentamos como digitar em japonês usando Romaji nyuuryoku.
Como usar os teclados do Japão no seu computador
IME significa “Editor de Método de Entrada”. É um software para digitar caracteres japoneses. Existem muitos IME para cada sistema de computador, como Windows, MAC, Linux.
A Microsoft fornece MS-IME para Windows e a Apple fornece KOTOERI para MAC como um acessório padrão, mesmo em sistemas não japoneses.
Cada IME parece diferente, mas a lógica é a mesma.
IME tem um dicionário para converter de Hiragana em Kanji . Digitamos uma palavra ou frase em Hiragana e o IME a converte em Kanji de acordo com seu dicionário.
Hiragana é um fonograma, mas o caractere Kanji tem um significado. Assim, existem muitas palavras que têm a mesma leitura, mas significados diferentes.
Para maiores informações de como você pode fazer essa modificação, clique aqui.
Leia também:
- Rússia declara que Japão é hostil e toma medidas contra o país, veja o que pode acontecer;
- Conheça o filme japonês que concorrerá ao Oscar de Melhor Filme;
- Calendários no Japão: mesmo com a informatização os japoneses ainda os amam.
As vantagens de ter os teclados do Japão instalados no seu computador ou celular
Depois de instalar seu próprio teclado japonês, é hora de começar a digitar. Amasse essas teclas e você é recebido com romaji rapidamente se transformando em kana rapidamente se transformando em kanji. Além disso, há uma caixa suspensa. E se você apertar a barra de espaço, as coisas começam a ficar realmente loucas.
Pise nos freios. Só porque você sabe como habilitar o IME, não significa que você saiba digitar em japonês. É muito fácil depois de descobrir, mas pode ser complicado se você nunca fez isso antes.
Se você aprendeu japonês em uma sala de aula, provavelmente fez muita prática de caligrafia. Se você tiver sorte, não usou muito romaji e pulou direto para hiragana e katakana.
Isso é ótimo! Mas estar familiarizado com os dois romaji mais comuns, ou sistemas de romanização do japonês, torna a digitação muito mais fácil. Ele também pode ajudá-lo a encontrar atalhos de digitação simples, especialmente se você estiver usando um teclado romaji para digitar em japonês.