O Japão está elaborando um programa de distribuição de dinheiro de 50 mil ienes por criança para famílias de baixa renda.
É uma medida como parte do pacote econômico do governo para amortecer o impacto do aumento dos preços causado pela guerra na Ucrânia.
O pacote também incluirá mais subsídios para os atacadistas de petróleo para reduzir os preços da gasolina no varejo e assistência financeira para pequenas empresas em dificuldades.
O governo e o partido LDP querem canalizar mais de 2 trilhões de ienes dos 5,5 trilhões de ienes em fundos de reserva para o pacote de ajuda, segundo as fontes.
Leia também
- Um simples exame no pulso indica se o seu tipo físico é de modelo, atleta ou lutador de sumô
- Shokupan: aprenda a fazer esse pão japonês fofo
O programa será destinado para apoiar cada criança de até 18 anos para famílias com pais ou mães solteiras ou de uma família que foi isenta de impostos residenciais devido à baixa renda.
O objetivo principal é aliviar o impacto negativo do aumento dos preços da energia e dos alimentos nas famílias em um momento de recuperação econômica anêmica da pandemia de COVID-19.
Segundo fontes do governo, a queda do valor do iene em relação ao dólar foi outro fator para a alta de preços no arquipélago.