No Japão, as máscaras ainda são obrigatórias mesmo com a pandemia em declínio. Entenda porquê.

As máscaras no Japão ainda são obrigatórias. Entretanto, a população que está vacinada aumenta a cada dia, da mesma maneira que os caso de infecções pelo coronavírus estão diminuindo.

Assim, há um debate que está surgindo no Japão sobre por quanto tempo as pessoas devem usar máscaras para combater o coronavírus.

Confira maiores informações aqui sobre a obrigatoriedade das máscaras no país e como está o coronavírus por lá.

Máscaras no Japão e a atual situação do coronavírus no país

Com a sexta onda doméstica de infecções em declínio, muitos estão expressando sinais de impaciência, já que países no exterior abandonam coberturas faciais em certas situações, de acordo com conselhos de especialistas.

Alguns especialistas japoneses também estão aconselhando uma flexibilização das restrições. Dessa maneira, eles consideram que as pessoas poderiam retirar as máscaras quando estiverem ao ar livre e se mantiverem distanciamento social. As deliberações sobre o assunto parecem estar ganhando força no painel de especialistas do governo sobre o COVID-19.

Entetanto, por mais que muitas pessoas estejam pensando no momento de retirar as máscas, em 20 de abril, Toshio Nakagawa, presidente da Associação Médica do Japão, falou sobre a política atual em uma entrevista coletiva, dizendo: “Não espero que chegue o dia no Japão em que as pessoas removerão suas máscaras ‘em uma vida com COVID-19’.”

Mas a frustração está crescendo na internet quando o país entra em seu terceiro ano de vida com o uso de máscaras incentivado em espaços públicos. As pessoas nas mídias sociais reclamam de “infecções se espalhando mesmo que quase todos estejam usando máscaras” e isso faz aflorecer “sentimentos de desespero”.


Leia também


O debate sobre o uso de máscaras no Japão

Em uma entrevista coletiva em 27 de abril, Nakagawa repetiu sua opinião de que as pessoas devem continuar usando máscaras enquanto o medo de infecção pelo COVID-19 permanecer. O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Shigeyuki Goto, acrescentou que “usar máscaras é extremamente importante”.

No entanto, Daishiro Yamagiwa, ministro da política econômica e fiscal, disse durante um programa de televisão em 24 de abril: “Acho que as máscaras não são mais necessárias ao ar livre”, acrescentando que o uso de máscaras relaxantes em etapas é uma perspectiva realista.

Membros do painel de especialistas do governo mencionaram a necessidade de tomar uma posição clara sobre quando levantar a recomendação de máscara durante sua reunião em 27 de abril.

Assim, parece que essa discussão está londe de chegar a um consenso.

No Japão, o número de novas infecções diárias era de 40.443 em 26 de abril, e 51,8% de sua população havia sido vacinada pela terceira vez até então, segundo dados do governo.

“Mesmo no atual estado de infecções, não há problema em remover as máscaras ao ar livre, se for mantida distância suficiente entre as pessoas em atividades como as do parque ou para passear”, disse Atsuo Hamada, professor de doenças infecciosas especialmente nomeado na Universidade Médica de Tóquio.

Fonte: Japan Today e Japan Times.