Por que os assentos nas plataformas de trens no Japão são diferentes?

Algumas plataformas de trens no Japão possuem bancos para as pessoas esperarem o seu trem chegar que são completamente diferentes do que visto em outra parte do mundo.

Entretanto, por mais que pareça esquisito, te garanto que há uma boa explicação para isso. Assim, o design incomum em Kansai é um exemplo inteligente de atendimento ao cliente atencioso, projetado especificamente com o usuário em mente.

Conheça mais sobre esses assentos e como eles são.

Os assentos nas plataformas de trens no Japão podem te deixar confuso

Osaka é uma cidade famosa no Japão e que está localizada na região de Kansai. Já Tóquio, a capital do país, está na região de Kanto. Ambos locais se orgulham de fazer as coisas de maneira diferente uma da outra. Essa é uma brincadeira e competição interessante que faz com que sempre se busque uma evolução para as coisas cotidianas da vida, até mesmo na comida. 

As diferenças não param na comida, no entanto, porque nas estações de trem na área de Kansai, você descobrirá que os assentos em algumas plataformas parecem muito diferentes dos de Tóquio. Assim, enquanto nas estações de Tóquio os assentos nas plataformas de trens são como no restante do mundo, já em Osaka eles são um pouco diferente. 

Em Osaka eles ficam paralelos e de frente para o trem que irá chegar, como na foto a seguir.


Leia também:


Mas, por que eles são assim?

A justificativa pode te surpreender. O site Sora News entrou em contato com a administradora dos trens de Osaka para descobrir os motivos. Veja a resposta. “Bem, o principal motivo é evitar que clientes bêbados caiam (nos trilhos). Até que fossem instalados, houve vários casos em que clientes bêbados que estavam sentados nos assentos se levantaram e caíram da plataforma.”

Por conta disso, em algumas estações, é possível encontrar cartazes que mostra a mudança de posição das poltronas, com a explicação de que a nova configuração foi pensada para proteger contra quedas embriagadas. 

As quedas de embriaguez são um grande problema nas estações de trem em todo o Japão, tanto que é comum encontrar cartazes alertando os passageiros sobre os perigos. É uma das razões pelas quais as portas da plataforma estão sendo instaladas em várias estações, mas, devido aos custos envolvidos e ao fato de a rede ferroviária do Japão ser ampla e variada, uma implantação nacional seria uma tarefa difícil e demorada.

Os assentos nas plataformas da estação ferroviária de Kansai são outro exemplo de como a dedicação do Japão ao atendimento ao cliente pode levar a um design inovador de UX (experiência do usuário) que cria uma experiência significativa, relevante e memorável para os usuários.

Esses pequenos ajustes podem ajudar a muitas pessoas e, com certeza, revelam a atenção que os japoneses possuem a cada detalhe.