Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?

O técnico japonês fez a reverência completa, ou seja, de 90 graus para a torcida após a eliminação nos pênaltis da seleção japonesa.

A derrota japonesa assustou a qualquer um, afinal de contas, a seleção perdeu três cobranças. E, obviamente, isso levantou sérios questionamentos sobre o trabalho do técnico da seleção, como também rendeu inúmeros memes pelo mundo inteiro.

Mas, antes de entrar na situação delicada em que o técnico japonês se encontra, vamos ver o significado de uma reverência como a quele fez para a torcida.

O técnico japonês e sua reverência

Existem diferentes tipos de curvaturas que uma pessoa pode fazer no Japão. E todas elas são maneiras de demonstrar respeito.

Por exemplo, o grau do ângulo em que uma pessoa se curva está relacionado com a profundidade do respeito que a pessoa está demonstrando. Uma reverência simples de cerca de 5 graus é comumente usada em reuniões informais, como entre amigos e familiares. De acordo com o site go go Nihon, existem também alguns tipos específicos de arcos que estão diretamente ligados ao grau do arco, como eshaku (会釈), keirei (敬礼) e saikeirei (最敬礼).

  • Eshaku é uma reverência de cerca de 15 graus que é usada em torno de conhecidos e é uma maneira geralmente educada de dizer obrigado ou cumprimentar alguém casualmente.
    Keirei é o próximo nível de arco que tem cerca de 30 graus. Esta reverência é comumente usada em situações de negócios, como cumprimentar potenciais parceiros de negócios ou clientes, ou para mostrar respeito a alguém de status superior.
  • Saikeirei é o mais formal desses três arcos e é usado com um tom mais sério. Este arco pode ser usado para mostrar respeito a alguém de status muito elevado, como o imperador, ou para mostrar um forte sentimento de desculpa ou culpa.

Pelas fotos, o técnico japonês fez uma demonstração de respeito à torcida fazendo essa última opção.

Portanto, podemos entender que pode tanto ter sido um pedido de desculpas pela eliminação, em certa medida vergonhosa, nos pênaltis. Como também é uma imagem em que o técnico demonstrou muito respeito à sua torcida, agradecendo por toda a força que deram ao Japão.


Leia também:


O técnico japonês diante da derrota na Copa do Mundo

A derrota do Japão na disputa de pênaltis para a Croácia nas oitavas de final encerrou uma campanha na Copa do Mundo que foi emblemática da tumultuada jornada do Samurai Azul sob o comando do técnico Hajime Moriyasu.

Um padrão de vitórias dinâmicas intercaladas com desempenhos desanimadores tem sido uma característica da gestão de Moriyasu, que começou com sua promoção como assistente da seleção nacional depois de ajudar a levar a equipe de Akira Nishino às oitavas de final na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Essa última edição da Copa mostra bem a sua trajetória. Ao mesmo tempo em que o Japão ganhou da Alemanha e da Espanha na primeira fase, também foi derrotado pela Costa Rica.