Tragédia no Japão: forte nevasca mata 17 e fere quase 100

Uma tragédia no Japão marcou o final do ano de 2022. No final do ano o Japão é atingido pela neve e por um rigoroso inverno, principalmente ao norte do país.

Apesar da neve trazer uma linda paisagem para a época do Natal, ela não é inofensiva. E pode até mesmo causar grandes acidentes. E um deles acabou de acontecer afetando muitas famílias. Veja mais aqui sobre essa tragédia.

Tragédia no Japão no final do ano

A neve pesada em grandes áreas do Japão matou 17 e feriu mais de 90 pessoas e deixou centenas de casas sem energia, disseram autoridades de gerenciamento de desastres no dia 26 de dezembro de 2022.

Fortes frentes de inverno despejaram neve pesada nas regiões do norte desde a semana passada, encalhando centenas de veículos nas rodovias, atrasando os serviços de entrega e causando 11 mortes até sábado. Mais neve no fim de semana de Natal elevou o número de mortos para 17 e feridos para 93 na manhã de segunda-feira, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres. 

Muitos deles caíram durante a remoção de neve dos telhados ou foram enterrados sob grossas pilhas de neve deslizando dos telhados.

Os escritórios municipais nas regiões atingidas pela neve instaram os residentes a terem cuidado durante a atividade de remoção de neve e a não trabalharem sozinhos.

A agência de gerenciamento de desastres disse que uma mulher de 70 anos foi encontrada morta enterrada sob uma espessa pilha de neve que caiu repentinamente sobre ela na cidade de Nagai, na província de Yamagata, onde a neve se acumulou mais de 80 centímetros no dia 24 de dezembro de 2022.

Mesmo com os inúmeros avisos do governo japonês, muitos acidentes ainda aconteceram e acabou levando a morte inúmeras pessoas.


Leia também:


A tragédia no Japão se estendeu por vários lugares

Em Niigata, conhecida pelo cultivo de arroz, alguns fabricantes de mochi, ou bolos de arroz pegajosos que são básicos para as refeições de comemoração do Ano Novo, disseram que houve atrasos nas entregas e que seu mochi pode não chegar a seus clientes a tempo.

Muitas partes do nordeste do Japão relataram três vezes a queda de neve média da temporada.

A neve pesada derrubou uma torre de transmissão de energia elétrica na ilha principal mais ao norte do Japão, deixando cerca de 20.000 casas sem energia na manhã de Natal, embora a eletricidade tenha sido restaurada na maioria das áreas mais tarde naquele dia, de acordo com o ministério da economia e indústria.

Dezenas de trens e voos também foram suspensos no norte do Japão até o dia 25 de dezembro de 2022, mas os serviços foram retomados desde então, de acordo com o ministério dos transportes.

Por enquanto o Japão precisa continuar em alerta para evitar maiores acidentes e que possa levar a um maior número de mortes nesse final de ano.

Fonte: Mainichi.JP