Como os japoneses economizam, conheça o kakeibo

Os japoneses economizam em duas finanças o ano inteiro para que não passem por apuros. E o nome desse tipo de economia exclusivamente japonesa é o kakeibo.

kakeibo foi originalmente desenvolvido em 1904 por Hani Motoko, a primeira mulher jornalista do Japão. Era um diário de contas domésticas para ajudar mulheres ocupadas a organizar suas finanças e alinhar seu estilo de vida com seu orçamento.

Por mais que possa parecer algo arcaico, já que as coisas são anotadas em um jornal, essa metodologia é utilizada ainda hoje e tem ajudado muitas famílias a fazerem suas economias. Vale lembrar que o Japão também tem passado por uma crise financeira em decorrência da pandemia do coronavírus e também por conta da guerra na Ucrânia.

Conheça aqui mais sobre como essa economia pode ser feita e como você pode aplicá-la no seu dia a dia.

Os japoneses economizam e muito com um simples controle de seus gastos

Em uma sociedade asiática tradicional, o conceito de kakeibo era um conceito à frente de seu tempo. Afinal de contas, ele foi desenvolvido por uma mulher, algo que não era bem visto na época, e também ajudou a muitas pessoas a fazerem duas economias. Mas, o que é surpreendente é que muitas mulheres modernas, japonesas e ocidentais, ainda estão adotando o conceito, bem no século XXI.

Nas páginas de sua revista, Makoto, a que inventou esse nome, incentivou seus leitores a desenvolverem horários e sistemas para tarefas domésticas. Ela também promoveu o conceito de donas de casa como gerentes das finanças domésticas e as aconselhou a fazer economias para suas famílias.

Kakeibo gira em torno de quatro questões chave:

  1. Quanto dinheiro você tem disponível?
  2. Quanto você quer economizar?
  3. Quanto dinheiro você está gastando?
  4. Como você pode melhorar?

Observando atentamente o que você está fazendo com seu dinheiro e fazendo a si mesmo perguntas profundas e reflexivas, você pode mudar seus hábitos financeiros e alcançar seus objetivos.


Leia também:


Os japoneses economizam e você também pode começar agora

Por que é preciso fazer as economias com um controle manual para esse método funcionar?

Embora possa ser mais fácil confiar em um aplicativo de orçamento automatizado, é mais provável que você processe as informações registradas quando o fizer manualmente.

De acordo com estudos já realizados, ao fazer esse registro manualmente, aumenta a probabilidade de se ter um maior controle.

Embora possa ser mais fácil confiar em um aplicativo de orçamento automatizado, é mais provável que você processe as informações registradas quando o fizer manualmente.

Um estudo publicado na Psychological Science descobriu que os alunos que faziam anotações em sala de aula à mão eram mais capazes de responder a perguntas conceituais aprofundadas sobre um assunto em comparação com os alunos que faziam anotações em seus laptops. Os alunos que escreveram suas anotações à mão parafrasearam e ajustaram o que estavam ouvindo, dedicando tempo para processar as informações à medida que as registravam.

Registrar manualmente suas metas, incluindo suas metas financeira, também pode aumentar a probabilidade de alcançá-las. Quando você passa alguns minutos a cada mês pensando e anotando o que deseja salvar, cria um registro facilmente acessível dessa meta específica.