A bolsa do Japão é uma das principais da Ásia e do mundo. Com a popularização dos investimentos, hoje em dia, também é possível que pessoas que não estejam no país também invistam nela.
Mas, obviamente, assim como qualquer investimento, é preciso ter atenção aos riscos e estudar bem antes de aplicar o seu dinheiro. Se você for um investido que está começando, indicamos que você comece com investimentos pequenos e não de alto risco. Além disso, é melhor ter uma certa experiência em investimentos antes de tentar se arriscar em uma bolsa de outro país.
Se você já possui uma certa experiência, pode tentar se arriscar na bolsa japonesa e em outras da Ásia.
Conheça maiores informações aqui sobre a bolsa do Japão e como você pode tentar fazer uma renda extra aplicando nela.
Dicas iniciais para conhecer e aplicar na bolsa do Japão
Antes de mais nada, estude sobre o país e acompanhe as notícias da economia de lá. Não é porque o Japão é um país de primeiro mundo que a economia sempre irá bem. Por exemplo, o ano de 2023 é um ano de inflação alta por lá. Isso porque, assim como todo o mundo, ainda se vive uma repercussão da pandemia e das crises para além da saúde que derivaram dela.
Outro fator importante é que a bolsa do Japão pode indicar para você como será a economia daqui 12 horas. Como o fuso do Japão é 12 horas para frente, um investidor pode acompanhar a bolsa do país, como a de outros países asiáticos, para tentar ver como será a economia quando as bolsas no ocidente abrirem. Assim, mesmo que você não pretenda investir no Japão a partir de agora, ir acompanhando o que acontece no mercado por lá é uma ótima ideia.
Uma das possibilidades para começar a investi no Japão é contratar uma corretora. Algumas corretoras no Brasil permitem que você compre ações na bolsa japonesa, não deixe de verificar.
Mas qual é a bolsa do Japão?
A bolsa de valores do Japão é a Bolsa de Valores de Tóquio (東京証券取引所, Tōkyō Shōken Torihikijo ) , abreviada como Tosho (東証) ou TSE/TYO.
Os pregões normais da bolsa são das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h, todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados declarados previamente pela Bolsa.
Na bolsa, você pode aplicar nas principais empresas do Japão. Por exemplo, é possível investir seu dinheiro na Honda, Mitsubishi, Toyota, SoftBank entre tantas outras.
Mas, como já destacamos, é fundamental que você tenha algum conhecimento sobre essas empresas e como elas tem se comportado no mercado.
Leia também:
- Donas do mar no Japão: caçadoras de pérolas de 80 anos;
- Não haverá mais catracas nos trens no Japão, controle será por reconhecimento facial;
- Dividir a conta em um encontro no Japão? Confira o que os japoneses acham disso.
Quer saber mais como investir na bolsa do Japão?
Se você quiser se aprofundar mais sobre com investir na bolsa do Japão, conheça o canal no YouTube @Nipoinvestidor. Ali você poderá encontrar algumas dicas e também começar a se aprofundar como que o mercado japonês funciona.