Não haverá mais catracas nas estações do Japão, controle será por reconhecimento facial

As catracas nos trens no Japão estão começando a chegar a seu fim. O país já usa um tipo diferente de catraca que se aproxima mais de uma cancela.

Entretanto, os japoneses não se acomodam quando se fala em tecnologia. E o país já desenvolveu uma maneira mais eficiente e rápida para as pessoas entrarem nas plataformas de trens.

Conheça aqui como uma porta de reconhecimento facial deixará os trens muito mais tecnológicos no Japão. Isso fará com que as filas diminuam, já que as pessoas não precisarão por os bilhetes ou usar os cartões para terem seus acessos autorizados ao transporte público.

Essas portas já estão em uso em Osaka e esperamos que em breve se espalhe para o país inteiro e depois para o mundo.

O futuro está nos trens no Japão

No dia 16 de março de 2023, a imprensa japonesa pode dar uma olhada em como será o funcionamento dessas portas que substituirão as cancelas no trem.

Esse é uma porta bilheteria com reconhecimento facial. Além disso, é uma das primeiras portas de plataforma móveis do mundo e está sendo aplicada na estação de Osaka da West Japan Railway Co. (JR West). Ela começará a ser efetivamente utilizada no dia 18 de março de 2023.

As portas adaptáveis ​​foram instaladas em uma nova plataforma subterrânea e abrem e fecham em posições diferentes, dependendo do tipo de trem – o primeiro de seu tipo a entrar em uso regular em qualquer lugar.


Leia também:


O lançamento das portas nos trens no Japão

Uma cerimônia de abertura para a nova plataforma, localizada na área de redesenvolvimento “Umekita 2ª fase” no lado norte da estação, foi marcada para 18 de março de 2023. Ela também funciona como uma passagem para o complexo comercial Grand Front Osaka através de um corredor subterrâneo.

Mas, como você fará para usar essas portas? Onde você pode cadastrar seus dados?

Uma das sete novas bilheterias está equipada com um sistema de reconhecimento facial tipo túnel. Se uma foto do rosto do passageiro for cadastrada com antecedência, o passageiro pode passar pelo portão sem passar um cartão de dinheiro IC por um leitor. O sistema ainda é experimental e a JR West está recrutando monitores, esperando que esteja totalmente operacional até a Osaka Kansai Expo em 2025.

A plataforma subterrânea será usada pelos trens expressos limitados “Haruka” e “Kuroshio”, que anteriormente não paravam na estação de Osaka. Como resultado, o tempo de viagem entre a Estação de Osaka e o Aeroporto Internacional de Kansai será reduzido em 20 minutos para 47 minutos, e o tempo de viagem entre as estações de Osaka e Wakayama será reduzido em 33 minutos para 57 minutos.

Essas são mudanças que fazem qualquer um economizar tempo.

De acordo com o jornal Mainichi, o gerente da Estação de Osaka, Hiroyuki Watanabe, disse que ter os serviços expressos limitados parando lá “era um desejo antigo. Esperamos fornecer segurança e conforto com a ajuda da tecnologia mais recente”.

Fonte: Mainichi.JP.