Durante a II Guerra Mundial, o Japão escravizou coreanos em diversos setores. Esse era um momento em que a Coreia ainda não havia se separado entre Coreia do Norte e Coreia do Sul. Além disso, o país era uma colônia do Japão.
Como parte dessa colonização, que ocorria desde a primeira década do século XX, muitos coreanos foram forçados a ir para o Japão para serem escravizados na incipiente indústria do país. Como o Japão fazia suas guerras pela Ásia, era preciso uma forte indústria bélica, por exemplo, para sustentar essas investidas.
Uma das empresas que mais escravizou coreanos foi a Mitsubishi, que você já deve ter ouvido falar ou ter visto um de seus carros andando pela rua.
Por mais que a guerra tenha acabado em 1945 e hoje em dia as Coreias não sejam mais dominadas pelos japoneses, muitos coreanos que foram escravizados ainda não foram devidamente indenizados.
Conheça mais aqui sobre essa triste história entre Japão e Coreia.
Japão escravizou coreanos
Hoje em dia, quando as pessoas leem ou ouvem falar sobre as tensões entre coreanos e japoneses, podem achar que isso é algo sem explicação. Porém, em um passado não tão distante, a relação entre os países foram horríveis.
No começo do século XX, o Japão fez uma incursão militar por quase toda a Ásia. Um dos primeiros países a serem subjugados foi a Coreia. O país tornou-se uma colônia do Japão e os coreanos foram escravizados.
Muitos deles perderam tudo o que tinham e foram levados para o Japão para trabalhar. Depois, com a II Guerra Mundial, muitos foram até mesmo forçados a irem para o front para lutar pelos japoneses. Além disso, as mulheres e meninas também eram escravizadas sexualmente. Elas ficaram conhecidas como mulheres de conforto, que deveriam confortar sexualmente os soldados japoneses.
Portanto, não é de se assustar que até hoje a relação entre os países passem por diversos traumas.
Mas, um desses traumas sempre permanece quando se fala de como indenizar as famílias daqueles que foram escravizados.
Leia também:
- Idosa japonesa fotografa mulheres em casa de banho para “acalmar” seu filho;
- Lançamento de foguete japonês é cancelado minutos antes por falha no motor;
- Dividir a conta em um encontro no Japão? Confira o que os japoneses acham disso.
Japão escravizou coreanos por décadas e não quer pagar indenizações
Após a II Guerra Mundial, que terminou no ano de 1945, o Japão foi ocupado pelos EUA. Entretanto, o trabalho escravo coreano não acabou imediatamente. Ainda continuaram a existir algumas casas de mulheres de conforto espalhadas pelo país.
Mas, na década de 1960, um tratado fez acordos entre a Coreia e o Japão. Entretanto, não indenizava corretamente as vítimas.
Assim, até hoje elas lutam para conseguir indenizações dignadas. Uma das empresas que escravizou coreanos foi a Mitsubishi.
Em novembro de 2018, a suprema corte da Coreia, ordenou que a Mitsubishi pagasse indenizações para os familiares dos escravos. Entretanto, a empresa se recusa a fazer isso, dizendo que o tratado da década de 1960 é válido.
A proposta do governo coreano foi de construir uma associação de empresas do país que fariam um fundo para ajudar essas famílias. Porém, elas não querem receber indenizações de empresas coreanas, e sim das empresas que as escravizaram ou escravizaram seus familiares.
Infelizmente, essa é uma situação longe de ter um final.