Conheça Seiichi Sano, o surfista japonês de 89 anos que desafia o tempo

Aos 89 anos, Seiichi Sano mostra que não há limites para seguir seus sonhos. Depois de escalar o Monte Fuji aos 80 anos, o surf entrou em sua vida e, desde então, ele se tornou o homem mais velho a surfar, conforme registrado pelo Guinness World Records.

Sano mora próximo a Yokohama e, nos fins de semana, visita a praia de areia preta perto de Enoshima. Foi lá que ele descobriu o surf, influenciado por um bancário que escondia o segredo de sua aparência jovial: o surf.

Desde então, Seiichi afirma: “Nunca me considerei um velho. Sempre sinto que posso seguir em frente. Posso fazer isso. Posso aproveitar.”

Admiração e respeito dos jovens surfistas

Além de surfar com pessoas mais jovens, Seiichi é uma inspiração para crianças e adolescentes que treinam com seu instrutor, Kazuto Shimizu. Esses jovens surfistas o veem como um membro da família e têm grande respeito por ele.

Seiichi acredita que a idade não é um obstáculo no surf e, apesar de se autodenominar um “surfista de ondas pequenas”, ele aproveita cada momento no mar. Ele diz:

“Eu simplesmente me divirto e faço o que quero sem me estressar. Acho que, se tentar ser muito bom nisso, você perde a diversão.”

Sonhando com ondas aos 100 anos

O surfista veterano ainda trabalha em tempo integral, gerenciando um negócio que fornece madeira para construtoras.

Para ele, o surf é um alívio do estresse e uma forma de cuidar melhor de si mesmo. Com planos de continuar pegando ondas até os 100 anos, Seiichi compartilha sua visão: “Acho que cuido melhor de mim quando tenho objetivos como este. Até agora, cuido melhor de mim do que cuidava antes.”


Leia também


Com uma rotina de alongamento rigorosa, Seiichi Sano prova que a idade não impede a prática de esportes e a busca pela saúde. Seu exemplo ensina que o verdadeiro sentido da vida está em aproveitar cada momento, independentemente da idade, e inspira gerações a fazer o mesmo.

Fonte e fotos: Japan Today