Undōkai: um dia incrível de celebração dos esportes na escolas japonesas

O Undōkai é um dos momentos mais aguardados pelos japoneses. Isso porque, as escolas se enchem de pessoas animadas para competirem entre si e mostrarem o que podem fazer.

Essa é uma data em que se pretende comemorar as atividades esportivas e promover um maior contato entre as pessoas. Dessa maneira, há muita diversão e descontração.

Veja aqui um pouco mais sobre essa data e conheça também como a comunidade japonesa no Brasil também celebra este momento.

O que é o Undōkai?

Undōkai pode ser traduzido para o português como o “dia do esporte”. Ele acontece em um sábado ou domingo. Mas ocorre em diferentes datas de acordo com a decisão de cada escola, podendo ser no outono, entre os meses de sembro e de outubro, ou na primavera, entre os meses de maio e junho.

Em muitas escolas primárias, os pais acompanham os filhos em divertidas gincanas. Por ser um grande evento, muitos pais chegam muito cedo para conseguir um bom lugar para acompanhar o evento.

Muitos até mesmo levam equipamentos para ficarem mais confortáveis, como cadeiras e mesas de plástico.

Como são as competições?

Durante a semana que antecede o evento, as crianças se preparam com dedicação para o tão esperado dia. Praticam muito durante as aulas de educação física e fazem os ajustes necessários para fazerem uma boa apresentação.

No Undōkai os alunos são divididos em duas turmas e cada um deles tem a sua equipe de torcida que faz uma apresentação. Essas apresentações também são um grande evento, já que contam com os tambores taiko, além de uma performance.

As outras competições são adequadas às idades das crianças para que não haja uma vantagem de uma equipe sobre a outra.

Além disso, cada tipo de atividade é para uma série. Logo, não é sempre uma repetição de uma mesma atividade, o que torna o evento muito agradável de se assistir.

Porém, mesmo assim há atividades como as de corrida e corrida de revezamento. Em algumas escolas até mesmo os pais são convocados a participar e assim também se divertem competindo entre si.

Ao final do evento, há a premiação dos alunos e também por uma cerimônia.


Leia também:


O Undōkai no Brasil

No Brasil existem muitos clubes que são destinados aos descendentes de japoneses. E nesses mesmos clubes também há a celebração do Undōkai.

Dessa maneira, qualquer um pode participar, em alguns locais pode haver cobrança de alguma taxa para ajudar a pagar as premiações.

Além disso, normalmente não são somente atividades esportivas que fazem parte da comemoração, mas há também barracas com excelentes comidas para você se deliciar.

Sendo assim, se estiver um clube japonês perto de você, não deixe de ir no Undōkai deles tanto para conhecer mais sobre a cultura japonesa, como também para se deliciar com as comidas e competir saudavelmente com outras pessoas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link