Os samurais sempre foram alvo de curiosidade pelo ocidente e até mesmo pelos próprios japoneses.
Esses fieis guerreiros eram altamente disciplinados e ao mesmo tempo tinham um grande conhecimento sobre a natureza e o próprio corpo.
Por conta disso, conseguiam ser altamente saudáveis ao combinarem seus treinos com uma boa alimentação e a prática da meditação.
Veja neste artigo algumas sabedorias dos samurais que você pode aplicar na vida moderna.
A alimentação dos samurais
Muitas vezes os samurais ficavam meditando em meio a natureza por dias e sem comer. Pois assim, tentavam entrar em contato tanto com o mundo externo, como com o seu próprio eu e ver as conexões entre eles.
Entretanto, hoje em dia, dificilmente alguém conseguiria tirar vários dias para ficar em meio a natureza e sem comida.
Um samurai fazia duas refeições ao dia e a base da alimentação era o arroz sem tempero.
Logo, não há um consumo alto de sódio, por exemplo. Mas sim o consumo de um carboidrato que é a base da energia para o corpo humano.
Outra característica da alimentação é que as comidas não são muito condimentadas. Portanto, não há o consumo de frituras, por exemplo. Isso faz com que os índices como de colesterol e diabetes não seja alto.
Sendo assim, a perfeita combinação entre uma alimentação rica em carboidratos e o consumo de outros alimentos que não eram carregados de substâncias que poderiam fazer mal à saúde, eram a perfeita combinação para o samurai ter energia em sua jornada.
Hoje temos a nossa disposição muitos alimentos saudáveis e de fácil preparo, algo que não estava disponível naquela época. Sendo assim, tente você levar esses ensinamentos samurais para a sua vida se dedicando a uma alimentação que seja equilibrada e de acordo com as suas necessidades físicas.
O sono
No estilo de vida de um samurai, ele dormia cerca de oito horas por noite. Ou seja, a mesma quantia de horas que a medicina contemporânea também indica.
Afinal de contas, como se sabe, um corpo bem descansado pode estar mais atento a qualquer dificuldade que ocorrer durante o dia. Essas antiga prática e sabedoria dos samurais podem ser a chave do sucesso para muitas pessoas hoje.
Leia também
- Bushido: Conheça 10 grandes provérbios samurais;
- Yasuke: conheça a história do primeiro e único samurai africano do Japão;
- Miura Anjin: samurai inglês que mudou a história do Japão feudal.
Meditação dos samurais
Outra prática fundamental para que um samurai consiga manter a sua concentração e paz, é a meditação.
Por meio dele ele não faz somente uma prática religiosa, mas também conhece mais sobre si mesmo, podendo ter mais condições de saber sobre seus próprio movimentos e assim enfrentar um inimigo, por exemplo.
Os samurais eram guerreiros muito sábios e, certamente, a meditação ajudava na constituição dessa sabedoria.
Além disso, a meditação também é um momento de muita concentração. Hoje em dia é muito difícil que consigamos ter a concentração por várias horas em um único objeto e objetivo. Sendo assim a meditação se torna ainda mais fundamental para a nossa própria saúde mental.